Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/artigos/tecart77.html


Mês de Outubro em revista

Quando a chuva e o frio começam a chegar, nada melhor do que, juntamente com uma fogueira e uma bebida bem quente, aproveitar o tempo livre para se manter actualizado. Se não o conseguiu fazer durante o mês de Outubro, estamos cá para ajudá-lo.

O mês de Outubro foi fértil não só em novidades tecnológicas e novidades nos mercados das telecomunicações e Internet, mas também mostrou vitalidade no que se refere aos mais recentes avanços científicos. Naturalmente, e como sempre acontece, algumas polémicas e curiosidades serviram para ''apimentar'' o decurso do mês. É de tudo isto que vamos falar.

Internet
Na Internet, a principal novidade veio de um pequeno país situado na Península Ibérica. Não, não é a Espanha. Em Portugal, a Portugal Telecom (PT) anunciou a tarifa plana, com a ''benção'' do Governo de António Guterres, para o próximo mês de Dezembro. Para ajudar à festa, um relatório da OCDE referiu que as tarifas de acesso à Internet em Portugal são das mais caras da Europa. Outro estudo , realizado pelo ICP e DECO, mostrou que o factor preço é determinante para a acessibilidade às inovações tecnológicas por parte dos consumidores portugueses.

Ainda em Portugal foi notícia o despedimento de um cidadão que criticou a empresa onde trabalhava, na Internet. O lançamento do ISP do grupo Media Capital foi outra das grandes novidades do mês. Ainda em maré de estudos, a UCLA apresentou um que defendia que a Internet não isola as pessoas. Por fim, é de destacar a eleição da nova direcção da ICANN, que irá decidir quais os novos domínios de topo a criar.

Telecomunicações
Na área das telecomunicações, o mês de Outubro trouxe boas novas para o serviço fixo de telefone em Portugal, nomeadamente a possibilidade de efectuar chamadas da rede fixa para a rede móvel através dos prestadores de acesso indirecto à rede fixa e também o facto da pré-selecção já estar disponível no Porto e em Lisboa.

Nos telemóveis destaca-se um novo reprodutor de som LSI , desenvolvido pela OKI Electric e a Casio Computer, e ainda a aliança entre a Texas Instruments e a AMD para a introdução de memórias flash nos seus telemóveis de terceira geração.

Voltando a Portugal, a Telecel mostrou-se bastante activa em Outubro, ao lançar a sua nova marca Yorn e também um novo serviço de localização celular. Durante o mês de Outubro também foram sendo desvendadas algumas estratégias dos consórcios concorrentes às quatro licenças UMTS, nomeadamente os preços a praticar.

Avanços científicos
No campo dos avanços científicos, e no que diz respeito à Astronomia, destaca-se a descoberta de 18 planetas ''flutuantes'', um novo planeta entre Júpiter e Neptuno e ainda mais quatro luas em órbita do planeta Saturno.

Quanto a novas experiências científicas, é de salientar uma nova vacina , testada em macacos, que conseguiu evitar a evolução do vírus HIV, a utilização da técnica da clonagem para salvar espécies em extinção e, principalmente, a utilização de bananas geneticamente alteradas como solução para a administração de vacinas nos países mais pobres.

Os avanços na ciência podem ainda ser medidos ao verificarmos que bactérias , em estado de animação suspensa durante 250 milhões de anos, foram reanimadas em laboratório e também pela convicção com que alguns cientistas defendem as propriedades do ferro enquanto redutor do aquecimento global.

Por fim, foi em Outubro que a Academia Real Sueca das Ciências atribuiu os prémios Nobel da Medicina, Física e Química.

Novidades tecnológicas
Relativamente às novidades tecnológicas, os desenvolvimentos no mercado dos processadores ganha, todos os meses, especial destaque. O mês de Outubro não fugiu à regra, e desde a apresentação de novos processadores até à desistência de outros tudo aconteceu.

O mês iniciou-se com o anúncio da desistência do Timna por parte da Intel, seguiu-se o sucessivo adiamento do Pentium 4, e o lançamento do Athlon 1.2GHz por parte da AMD.

Também o Crusoe tem dado alguns problemas à Intel. O novo processador da Transmeta tem sido escolhido para equipar os produtos de várias empresas, como a Sony ou a NEC , o que tem dificultado a vida à Intel que, para não perder mercado, tem optado por uma política de redução de preços .

Foi ainda notícia a Motorola, ao revelar o seu novo processador da série G4, e o disco duro da Hitachi, de uma polegada e com uma capacidade de armazenamento de 73.9 GB.

Quanto a novos aparelhos que surgiram no mercado, destacam-se o Aibo 2 da Sony, um leitor de CDs capaz de ler MP3 e o web pad Audrey da 3Com. Em Portugal, a Samsung lançou os Yepp e a Creative um novo CD-RW .

Relativamente às novidades tecnológicas ''puras e duras'' são de destacar o desenvolvimento de um novo material para a tecnologia de toque, a construção de um robô controlado por um Palm, a invenção de uma nova tecnologia de LEDs por parte da Kodak e por fim um veículo movido a ar comprimido.

Outra das grandes novidades do mês foi o renascimento dos computadores Amiga.

E-Business
Quanto aos negócios relacionados com a Internet, o mês de Outubro seguiu a tendência dos meses anteriores, ou seja, o que está a dar são parcerias. É o caso da Disney e eBay , que também se lançou em França, da AOL e Banco Santander Central Hispano e ainda a Sega com a Nintendo .

Para além disso, a União Europeia aprovou as fusões da AOL com a Time Warner e também o negócio da Vivendi com a Seagram .

Em Portugal, realizou-se a Inforpor 2000.

Polémicas e Curiosidades
Começando pelas polémicas, é inevitável falar do Napster. O mês de Outubro trouxe consigo mais uma ronda pelos tribunais e mostrou, através de um estudo , que os seus utilizadores terão feito mais de 1,3 mil milhões de downloads de músicas só em Setembro.

A polémica em torno da posse dos domínios na Internet também teve novos desenvolvimentos. A popular Madonna conseguiu reaver o seu domínio e a luta pelo domínio f1.com continua ao rubro.

O Carnívoro voltou a dar que falar assim como o Echelon . Também a rebeldia da Nullsoft foi notícia, ao ''crackar'' o código da própria AOL.

No capítulo das curiosidades, decidimos dar destaque à Microsoft. Desde a entrada de hackers na sua rede (não é mais do que isso, uma simples curiosidade), o facto da empresa de Bill Gates poder desenvolver as suas aplicações para Linux e também de permitir que os utilizadores que tenham comprado CDs piratas com software da Microsoft, possam ser reembolsados com um CD original.

Outras curiosidades são o facto de existirem hackers simpáticos , de um robot tentar vencer uma corrida de Fórmula 1 contra o campeão Michael Schumacher e ainda os investimentos da Rainha Isabel II nas empresas tecnológicas.

Por fim, temos o David Bowie a fazer correcções ao seu novo álbum via Internet.

E foi assim o mês de Outubro.


Voltar à página anterior

Página principal