Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Advogados da Napster contra-atacam

Napster continua em funcionamento

Juíza ordena suspensão do Napster

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  02/10/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Caso Napster de volta aos tribunais
 
  Caso Napster de volta aos tribunais A Napster enfrenta hoje uma jornada decisiva para o desfecho final da acção judicial interposta pela RIAA com o objectivo de encerrar o seu serviço de partilha de ficheiros musicais.

Depois da decisão de encerrar o serviço Napster, decretada pela juíza Marilyn Hall Patel, e do volte-face conseguido pela Napster poucas horas antes da decisão entrar em vigor, o retomar das audiências no 9º Circuito de Tribunal de Apelos norte-americano, composto por três juízes, irá terminar com a confirmação ou não da decisão proferida em primeira instância.

Os últimos meses têm sido pródigos no esgrimir de argumentos entre a Napster e a RIAA, a poderosa Associação da Indústria Discográfica dos Estados Unidos.

Enquanto que a RIAA continua a insistir na tese do ''quase roubo'' perpetrado pela Napster, dado que os utilizadores do seu software conseguem fazer o download de milhões de ficheiros musicais sem qualquer pagamento, a Napster têm se refugiado na Home Recording Act de 1992, que prevê a possibilidade de efectuar cópias de música desde que sejam para uso doméstico.

O último argumento apresentado pela Napster está relacionado com a jurisprudência do caso Betamax, uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal dos EUA há 16 anos sobre o formato de gravação vídeo Betamax da Sony. Na altura o Supremo Tribunal decidiu que a sociedade não deveria ser privada de uma determinada tecnologia apenas pelo facto de ela poder ser utilizada de uma forma ilegal.

Para já é dificil prever qual será a decisão dos três juízes norte-americanos, mas uma coisa é certa: os perdedores vão apelar para o Supremo Tribunal de Justiça.

< Notícia anterior
Tecnologia de toque com novo material
Notícia Seguinte >>
Lei da Assinatura Digital já em vigor


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação