Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Boyce Thompson Institute for Plant Research

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  12/10/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Bananas na luta contra as doenças
 
  Bananas na luta contra as doenças O cientista Charles Arntzen da Universidade do Arizona acredita que através de modificações genéticas, a banana poderá vir a ser utilizada nos países mais pobres do terceiro mundo para a administração de vacinas, uma vez que é um fruto vulgar e que aparece em grande quantidade naqueles países.

Em muitos dos países pobres, a administração das vacinas torna-se muito cara, fazendo com que cerca de 20% das crianças no mundo inteiro sejam vulneráveis às doenças. Além disso, a utilização de seringas e agulhas ainda pode ser um veículo de transmissão de outras doenças.

Arntzen chegou à conclusão que algumas plantas poderiam ser modificadas para produzirem determinadas proteínas que, quando ingeridas, podem influenciar o sistema imunitário a produzir anticorpos antes da doença se manifestar.

No entanto, Arntzen não começou os testes com bananas, uma vez que são difíceis de manipular geneticamente. Por isso testes iniciais foram feitos com batatas e tomates, testados em humanos e ratos, tendo sido produzido o efeito imunitário desejado sem efeitos colaterais sérios. O único entrave era o facto dos pacientes terem de comer muitas batatas, e terem de comê-las cruas, uma vez que se fossem cozinhadas prejudicariam as proteínas.

Os estudos devem prosseguir para que os pacientes não tenham de comer uma grande quantidade de vegetais para conseguirem o efeito desejado, tendo os cientistas de aumentar a concentração ou o efeito das proteínas nos frutos, o que, segundo Arntzen, é uma questão de tempo.

< Notícia anterior
Palm: Internet por voz nos carros
Notícia Seguinte >>
Fusão AOL/Time Warner segue em frente


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação