Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Instituto de Astrofísica das Canárias

Observatório Keck

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  06/10/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Descobertos 18 planetas ''flutuantes''
 
  Descobertos 18 planetas ''flutuantes'' Utilizando telescópios localizados nas ilhas Canárias e no Havai, astrónomos localizaram cerca de 18 objectos na constelação de Orion com características suficientes para serem classificados como planetas, que podem por em causa a teoria de formação de planetas.

Segundo esta teoria, os planetas formam-se a partir de gás e poeira que se encontram a circular uma jovem estrela, que acabam por se agrupar e condensar formando o planeta.

No entanto estes 18 planetas estão a ''flutuar'' no conjunto de estrelas conhecido como Sigma Orionis, não possuem uma estrela central que venha corroborar a teoria de formação dos planetas.

Segundo Maria Rosa Zapatero Osorio, do Instituto de Astrofísica das Canárias, ''a formação destes objectos ''flutuantes'' que possuem massa planetária é difícil de explicar com os modelos de formação planetária que possuímos actualmente''.

A equipa de Maria Osorio utilizou os espectrógrafos dos telescópios do observatório Keck no Havai para estudar a energia emitida por três desses 18 objectos. Esta análise confirmou que os objectos apresentavam temperaturas que se encontram usualmente nos planetas, correspondendo as expectativas da equipa que esperavam ser os objectos jovens planetas.

< Notícia anterior
Sony vai lançar nova mascote robótica
Notícia Seguinte >>
eBay lança-se em França


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação