Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Descobertos 18 planetas ''flutuantes''

Encontrados mais nove planetas

Novo planeta descoberto

CIDA

Carnegie Institution of Washington

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  24/10/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Novo planeta entre Júpiter e Neptuno
 
  Novo planeta entre Júpiter e Neptuno O corpo celeste conhecido por 2000 EB173 foi descoberto pelos astrónomos Gustavo Bruzual de centro de astronomia CIDA na Venezuela, e por Charles Baltay da Universidade de Yale. Batizado de ''Plutino'', o objecto tem cerca de 600 km de diâmetro possuindo cerca de 25% do tamanho de Plutão, e quando for confirmada as suas dimensões o EB173 será o segundo maior objecto depois do asteróide Ceres.

No entanto a sua classificação como planeta ainda levanta algumas dúvidas. Segundo Alan Boss do Instituto Carnegie de Washington, ''tanto Ceres quanto o EB173 estão numa área de classificação entre planetas e asteróides''.

Alan Boss diz que ''para ser considerado um planeta, o objecto deve ter uma órbita independente em torno de uma estrela, possuir gravidade suficiente para moldá-lo num formato esférico, e ter uma massa em torno de 1/60 da massa da Terra; sendo que o EB173 falha neste último parâmetro''.

O EB173 é brilhante o suficiente para poder ser observado por astrónomos amadores com um telescópio com cerca de 12 polegadas por volta de Janeiro, quando a Terra se encontra a orbitar o Sol do mesmo lado do que o ''Plutino''.

< Notícia anterior
Teleweb com novo posicionamento
Notícia Seguinte >>
Optimus Negócios lança Planos Pro


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação