Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Mauna Kea Observatory

European Southern Observatory

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  27/10/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Mais quatro luas em órbita de Saturno?
 
  Mais quatro luas em órbita de Saturno? Mais quatro luas foram descobertas na órbita do planeta Saturno, elevando para 22 o número de luas do mesmo, tornando-o no planeta com mais luas do nosso sistema solar. A descoberta destes quatro objectos foram feitas ao longo dos últimos meses com o auxílio de vários telescópios localizados um pouco por todo o mundo.

Segundo os cálculos matemáticos relativos às suas órbitas, não restam grandes dúvidas de que constituem realmente quatro novos satélites em torno de Saturno, apesar de ainda não estar excluída a hipótese dos objectos serem na realidade asteróides que entraram em órbita do planeta.

Duas das possíveis luas foram localizadas através do telescópio do Observatório Europeu do Hemisfério Sul, localizado no Chile, no dia 7 de Agosto, sendo a descoberta confirmada por astrónomos que utilizaram os telescópios de Mauna Kea no Havai que, além dos dois objectos, descobriram mais dois.

Os astrónomos afirmam que mais alguns meses de observações serão necessárias para confirmar as órbitas dos objectos, que deverão estar concluídas antes de Saturno desaparecer por detrás do Sol no próximo mês de Março.

< Notícia anterior
Táxis do Yahoo chegam ao Brasil
Notícia Seguinte >>
Prodigio lança Evolui.com


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação