Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Preço máximo para ligações fixo-móvel

Para quando a pré-selecção?

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  02/10/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Novidades no serviço fixo de telefone
 
  Desde ontem já é possível estabelecer ligações fixo-móvel através dos prestadores de acesso indirecto à rede fixa, ou seja através dos novos operadores que surgiram aquando da ''liberalização'' da rede fixa em Portugal, no início deste ano.

Esta alteração, determinada pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), pretende ''abrir uma nova frente de concorrência no sector'', divulgou o ICP em comunicado. A partir deste mês são os operadores da rede fixa a definir os preços ao consumidor neste tipo de chamadas, dado que anteriormente os preços eram fixados pelo operador móvel de destino (a justificação para esta situação era o incentivo à penetração rápida das redes móveis).

Simultaneamente, o ICP fixou o preço máximo de 47.5 escudos, no mercado de interligação (entre operadores), para uma chamada com 100 segundos de duração.

Outra das novidades é o facto de a pré-selecção estar finalmente disponível, apesar de apenas no Porto e em Lisboa. A pré-selecção permite aos utilizadores dos novos operadores da rede fixa encaminhar as suas chamadas sem recorrer à marcação dos prefixos (tipo 10xy) que os identificam.

Até ao momento, estava a ser utilizada a solução técnica do ''dialer'', uma pequena ''caixa'' que se liga entre a tomada da linha telefónica e o telefone propriamente dito, uma vez que a Portugal Telecom não conseguiu cumprir o prazo estabelecido pelo ICP (Junho deste ano) para disponibilizar a pré-selecção.

Segundo o ICP, o dialer continuará a ser utilizado nas outras regiões do país até 15 de Novembro, data em que a pré-selecção ficará disponível para todo o território português. O ICP adianta ainda que, a partir de 1 de Janeiro de 2001, as chamadas locais e regionais também serão elegíveis para esta modalidade de acesso indirecto, dado que até ao momento apenas as chamadas internacionais, nacionais e para telemóveis são contempladas.

< Notícia anterior
Internet: tarifa fixa 'muito em breve'
Notícia Seguinte >>
Tecnologia de toque com novo material


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação