Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
ICP

Deco

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  26/10/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Preço é determinante para acesso à Net
 
  O estudo ''As Comunicações no Século XXI'', realizado pelo Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) e pela Associação Portuguesa de Defesa dos Consumidores (DECO), mostra que o factor preço é determinante para acessibilidade às inovações tecnológicas por parte dos consumidores portugueses.

No caso específico da Internet, o estudo mostra que 66 por cento dos inquiridos valoriza a redução dos preços de acesso. O mesmo acontece na aquisição de novos produtos, onde o preço condiciona 60 por cento dos inquiridos. Como exemplo temos a adesão a novos serviços (o preço condiciona 53 por cento das respostas) ou o acesso às plataformas de televisão digital (67 por cento).

Na ''lista'' de motores de crescimento da Internet o maior desenvolvimento de sites e conteúdos portugueses vem apenas na quarta e na sétima posição respectivamente. Os consumidores não utilizadores de Internet referem também como factores potenciadores a divulgação e a redução de preços. Apenas 2% apontam a oferta de outros serviços via Internet como meio de captação de novos utilizadores.

Quanto ao comércio electrónico, a comodidade e a facilidade que permite são os principais factores valorizados. Ainda assim, 14 por cento dos inquiridos não se mostraram receptivos à aquisição de bens pela Internet e 22 por cento não emitiram qualquer opinião (esta percentagem corresponde a indivíduos mais velhos, com escolaridade mais baixa e níveis de rendimentos inferiores).

Os pontos que mais retraem os consumidores no e-commerce são a segurança nas transacções (60 por cento), a ausência de contacto directo com os produtos (44 por cento) e o fornecimento de dados pessoais (32 por cento).

Outra conclusão importante do estudo é o facto de os consumidores inquiridos mostrarem-se entusiasmados com os novos serviços que a terceira geração móvel (UMTS) irá potenciar, nomeadamente no acesso a informações diversas (65 por cento) e ao correio electrónico (43 por cento).

Do total do universo inquirido, 56 por cento declarou possuir um computador, 15 por cento dois computadores e apenas 40 por cento afirmou assinar o serviço de Internet. A maior parte dos inquiridos enquadra-se num perfil de classe média, residentes nos grandes centros urbanos, com formação superior à escolaridade obrigatória e com um perfil de consumo e de acesso aos serviços de telecomunicações e de audiovisual acima da média.

< Notícia anterior
Verificar a segurança do PC on-line
Notícia Seguinte >>
Pouca segurança nos servidores WAP


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação