Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Woods Hole Oceanographic Institute

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  16/10/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Ferro contra o aquecimento global
 
  Ferro contra o aquecimento global Uma experiência levada a cabo por um grupo de cientistas internacionais, pode vir a ser uma solução para abrandar o aquecimento global, adicionando grandes quantidades de ferro no oceano.

A experiência consiste em utilizar sulfato de ferro misturado com água, para depois ser espalhado no oceano por uma determinada extensão. No entanto o objectivo principal da experiência é tentar compreender o que possa ter dado origem às eras glaciares no passado.

A redução do aquecimento global está directamente relacionado com o plâncton; quando privados de ferro os minúsculos vegetais acabam por morrer, mas ao adicionarmos ferro à água já ficou provado que o plâncton acaba por desenvolver-se melhor.

Como outros vegetais, o plâncton utiliza o dióxido de carbono, gás responsável pelo efeito estufa no planeta, e, segundo Matthew Charette, oceanógrafo do Woods Hole Oceanographic Institute de Massachusets, ''ao aumentarmos a quantidade de plâncton, maior será a absorção de dióxido de carbono, contribuindo assim para diminuir o aquecimento global''.

Apesar de ser uma ideia promissora, os efeitos do aumento do plâncton por esse processo são imprevisíveis devido à complexidade dos ecossistemas nos oceanos. A engenheira ambiental Sallie Chisolm afirma que ''a proliferação do plâncton pode contribuir para o crescimento de um número de espécies não desejadas, ou ainda aumentar a quantidade de animais microscópicos que poderiam a consumir uma maior quantidade de oxigénio dos oceanos''.

< Notícia anterior
Maior potencial para a fibra óptica
Notícia Seguinte >>
Microsoft: Windows CE nos carros


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação