Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Fase final das candidaturas ao UMTS

UMTS: ICP fixa peso dos critérios

Concurso para UMTS abre hoje

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  30/10/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Preços baixos no UMTS
 
  Preços baixos no UMTS Alguns dos consórcios e empresas candidatos às licenças UMTS começam a desvendar alguns dos seus ''segredos'', nomeadamente os preços que irão praticar. É o caso da Optimus, ONIWay e Mobijazz.

António Casanova, presidente da comissão executiva da Optimus, em entrevista ao Diário de Notícias, disse que a operadora irá apresentar preços 60 por cento abaixo do seu tarifário actual nas comunicações de voz.

Actualmente a Optimus cobra, em média, 40 escudos por minuto. No UMTS irá cobrar 16$35. No que diz respeito à transmissão de dados, Casanova anunciou um preço de 106 escudos por megabyte. O presidente da Optimus calcula ainda que o envio de um e-mail deverá custar cerca de 2$50.

Esta agressividade da operadora relativamente aos preços é acompanhada pelo nível de subsidiação para a aquisição dos telefones UMTS: 80 por cento.

Já o consórcio ONIWay (liderado pela ONI e que conta com o BCP, GalpEnergia, Brisa, Telenor, Iberdrola, Impresa, Media Capital, Jerónimo Martins, Grapes e Efacec como parceiros) lançou a grande novidade: uma tarifa plana de Internet com um preço de 1.500 escudos, para consumo ilimitado. Na edição do passado sábado do semanário Expresso, António Vidigal, presidente do consórcio ONIWay, adiantou ainda que será praticado um preço de cinco escudos por megabyte para situações de teletrabalho dirigido a populações de zonas periféricas. Será ainda lançado o ''pacote cidadania'', sem consumos obrigatórios e com navegação gratuita no site da ONIWay, que inclui ainda a oferta de dez megabytes mensais de navegação fora do seu site.

O consórcio Mobijazz, liderado pela Jazztel e que integra ainda a Sonera, o grupo Mota-Engil, Banco Central de Investimentos e a JP Morgan, anuncia, na edição de hoje do jornal Público, uma tarifa plana de acesso à Internet e voz a um custo mensal de dois mil escudos. Joaquim Paiva Chaves, administrador-delegado da Jazztel, refere também que as tarifas de voz serão 20 por cento inferiores aos preços actuais do GSM.

Cada candidato vencedor terá que pagar 20 milhões de contos de direito de entrada, por uma licença de 15 anos de validade, para além de uma taxa de utilização anual. As licenças serão atribuídas até ao final do ano, esperando-se que em 2002 estes telemóveis já estejam à disposição dos consumidores.

< Notícia anterior
Formula 1: polémica na Internet
Notícia Seguinte >>
Compaq recolhe baterias de portáteis


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação