Este texto está disponível em :
http://www.digito.pt/tecnologia/artigos/tecart78.html


O melhor do mês de Novembro

O mês de Novembro tem uma característica especial: não se passa nada de especial, a não ser a expectativa pela chegada da quadra natalícia. O mesmo já não se passou relativamente às novas tecnologias, onde cada dia apresentou novidades interessantes. É das mais importantes que vamos falar.

Internet
A grande novidade do mês de Novembro foi a aprovação de sete novas extensões para os domínios de topo na Internet, por parte da ICANN.

Este mês foi ainda fértil em estudos que demonstram um crescendo do número de cibernautas, não só em Portugal como também nos restantes países da União Europeia.
Enquanto que em Portugal , e de acordo com dados do ICP, o número de clientes dos ISPs cresceu, no primeiro semestre deste ano, 181 por cento relativamente ao final de 1999, um estudo da União Europeia mostrou que a penetração do uso da Internet nos lares europeus aumentou substancialmente no último ano.

A tarifa plana continuou a dar que falar. A Portugal Telecom (PT) deu início aos pré-registos para as três modalidades anunciadas em Outubro, mesmo não tendo chegado a acordo com os restantes ISPs. Também a IP, o ISP da Novis, ao apresentar o seu novo site, abriu a fase de pré-registo para a tarifa plana, bem como para o serviço de acesso à Internet em banda larga, através da tecnologia ADSL.
Esta decisão foi seguida pela Telepac, que apresentou o seu serviço NetFast, também assente na tecnologia ADSL.

Já nos EUA , a Internet foi o grande vencedor das eleições presidenciais, dado que os cibernautas inundaram os principais sites noticiosos em busca dos resultados eleitorais. Mal sabiam que até hoje ainda não estão definidos...

Telecomunicações
No sector das telecomunicações, e para além da realização da ExpoTelecom 2000, o mês de Novembro trouxe novidades tanto no serviço fixo de telefone como no móvel, incluindo os telemóveis de terceira geração.

No serviço fixo, a grande novidade foi a antecipação da Oferta do Lacete Local para 1 de Janeiro de 2001, decidida pelo ICP. O órgão regulador apresentou ainda um novo modelo de custeio da rede fixa de telecomunicações e viu-se em maus lençóis , juntamente com a PT, devido à taxa de activação.

Ao nível da rede móvel, destacam-se os primeiros serviços GPRS disponibilizados pela TMN e Telecel , para além do impressionante número de 5,8 milhões de clientes do Serviço Móvel Terrestre, divulgado pelo ICP.
No UMTS, a Comissão de Análise do ICP avaliou os sete consórcios concorrentes, tendo considerado a proposta da Telecel a melhor. Em seguida ficou a TMN, a Oniway e Optimus. Os consórcios derrotados não perderam tempo e já recorreram dessa decisão.

Avanços científicos
No que diz respeito aos avanços científicos registados no mês de Novembro, existe um que salta à vista: o avanço nas mentalidades dos cidadãos portugueses. De facto, segundo um estudo realizado pelo Observatório das Ciências e das Tecnologias, os portugueses querem saber mais sobre questões científicas e tecnológicas.

Quanto às novas descobertas científicas, temos a identificação do mecanismo molecular que controla a regeneração das células nervosas, um creme que combate um tipo de cancro de pele bastante comum e ainda a descoberta de bactérias alienígenas na atmosfera terrestre.

Outras experiências conseguiram mover um braço metálico a 950 quilómetros de distância, via Internet, utilizando os estímulos cerebrais de um macaco enquanto que um cérebro de uma lampreia foi também utilizado para controlar os movimentos de um pequeno robô.

Novidades tecnológicas
No mercado dos processadores, a grande novidade foi o lançamento do Pentium 4, bem como alguns problemas nele encontrado logo nos primeiros dias.
Também o Crusoe apresentou alguns defeitos . No entanto a Casio decidiu adoptá-lo para equipar um novo ''pequeno portátil'', havendo também a possibilidade de o novo Tablet PC da Microsoft ser equipado com os chips da Transmeta. Pelo contrário, a IBM decidiu voltar atrás na decisão de utilizar o Crusoe nos seus portáteis.

Durante o mês de Novembro foram também apresentadas algumas novidades em termos de hardware. A IBM começou a comercialização de uma nova geração de monitores, a Canon demonstrou um ecrã digital de plástico e a ElectroTextiles apresentou o primeiro teclado em tecido.

Outras novidades tecnológicas do mês foram o iRobot , um disco duro de 180 GB da Seagate, tecnologia de ''tacto'' para ler os discos duros, óculos adaptativos desenvolvidos por um grupo de cientistas espanhóis e por fim uma mão biónica especialmente dirigida às crianças.

E-Business
As principais novidades relativamente ao e-business surgiram em Portugal. É o caso da compra da totalidade do capital da Lusomundo por parte da PT Multimédia e ainda a constituição da Portais Verticais.com, uma empresa controlada em partes iguais pela Sonae.com e Impresa, e que já lançou o Crediglobal e o Casaglobal .

Lá fora, a principal novidade está relacionada com a entrada da Amazon no mercado nipónico, para além da venda de mais um produto nas sua lojas on-line: os e-books .

Polémicas
Neste capítulo, o acordo celebrado entre o Napster e a Bertelsmann deixou muitos observadores verdadeiramente atónitos. O mesmo aconteceu quando a EMusic decidiu puxar dos seus valores moralistas e alertar os utilizadores do Napster para a violação dos direitos de autor.
Também a MP3.com foi notícia, não só pelo pagamento dos direitos de autor à Universal mas também porque passou a disponibilizar todo o catálogo de David Bowie no seu serviço My.MP3.com.

Outra das polémicas que têm alimentado os órgãos de comunicação social (fica sempre bem reconhecer estas coisas) é a questão do Carnívoro. Durante este mês foram vários os estudos sobre este sistema, utilizado pelo FBI para investigar informações contidas em e-mails, uns a favor , outros contra .

Polémicas do mês foram também a condenação do Yahoo devido aos leilões de objectos nazis, a falta de stocks da Sony relativamente à nova Playstation 2, a ''regulamentação'' da informação on-line chinesa , a suspensão da novela on-line de Stephen King e ainda o encerramento de um chat room secreto a funcionar na CIA.

Por fim, e dado que mês não é mês sem umas polémicazinhas à volta da Microsoft, veio a público a possibilidade dos ataques à sua rede informática serem fomentados pela própria empresa. Por outro lado o apelo, interposto pela Microsoft, ao julgamento sobre as suas alegadas práticas monopolistas, teve início no final de Novembro.

E foi assim foi o mundo tecnológico no mês de Novembro.


Voltar à página anterior

Página principal