|
A Canon demonstrou em Tóquio na passada quarta-feira o protótipo de um ecrã digital cuja espessura de 0,25mm torna-o 2,5 vezes mais espesso do que uma comum folha de papel.
O seu funcionamento é baseado na absorção ou repulsão electrostática de um ''toner'' (pó semelhante ao utilizado nas máquinas de fotocópias) que se encontra localizado entre duas películas de plástico que formam o ecrã, ao contrário dos comuns LCDs que possuem cristais líquidos.
Este ecrã apresenta várias vantagens em relação aos LCDs. Em primeiro lugar é menos quebrável do que os cristais líquidos, e as imagens permanecem no ecrã mesmo quando este é desligado. Isto significa uma economia energética, uma vez que para serem formadas as imagens só é necessário aplicar a tensão uma única vez para as desenhar, ao contrário dos cristais líquidos que necessitam de constante alimentação.
Apesar de ser apenas um protótipo, a Canon espera que os primeiros produtos comerciais que utilizem este ecrã estejam no mercado nos finais do próximo ano. Também está a ser desenvolvida uma versão a cores do ecrã com uma resolução de 200 dpi que deverá chegar ao mercado em 2007.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|