|
Cientistas do Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, afirmam ter descoberto o que dizem ser o mecanismo molecular que controla a regeneração das células nervosas. Segundo os cientistas, num período de cinco a dez anos poderá ser possível a correcção de alguns tipos de lesões da espinal medula a partir desta descoberta.
Normalmente as células do sistema nervoso central estão impossibilitadas de se regenerar, pelo que a lesão das mesmas pode levar a problemas de comunicação com outras células nervosas, originando sérios problemas como o comum caso de paralisia por lesão da espinal medula.
Segundo o Dr. Larry Benowitz, ''pela primeira vez descobrimos o programa central que controla o mecanismo fundamental do crescimento das células nervosas''.
No passado ano, o grupo liderado por Benowitz verificou na sua experiência com ratos que a molécula conhecida como inosina, que existe naturalmente no cérebro, conseguiu promover o crescimento das células nervosas nas espinais medulas danificadas de alguns dos ratos, que conseguiram retomar grande parte da mobilidade de alguns dos seus membros antes paralisados.
Este ano a empresa de biotecnologia Boston Life Sciences está a tentar conseguir a aprovação do governo americano para a introdução no mercado da inosina para o tratamento de algumas doenças relacionadas com lesões do sistema nervoso.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|