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Segundo dados do Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), o número de clientes dos ISP atingiu 1.33 milhões no final do primeiro semestre do ano, o que corresponde a um crescimento de 181 por cento relativamente ao final de 1999 (474 mil clientes).
Este valor equivale a uma taxa de penetração (número de clientes por cada cem habitantes) de 13.4 por cento. Esta taxa tem evoluído sustentadamente desde 1997 onde se registava uma taxa de penetração de 0.9 por cento. Cresceu para 1.7 por cento em 1998, 4.8 por cento em 1999 e 9.2 por cento em 31 de Março deste ano.
Representa ainda um crescimento de 45 por cento entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano (917 mil em 31 de Março de 2000).
No entanto, o crescimento registado não é de todo conclusivo, dado que seria necessário ponderar o número que corresponde à sobreposição de clientes subscritores, em simultâneo, de vários serviços de acesso à Internet, nomeadamente os gratuitos.
Para além disso, e segundo refere o ICP em comunicado, existe ''uma existência de uma descontinuidade no cálculo, com impacto sobretudo no mercado residencial, em virtude da impossibilidade de consolidar os acessos gratuitos nos valores de 1999''.
Dos 1.33 milhões de clientes apurados, 83 por cento correspondem a clientes de serviços de acesso gratuito (1.11 milhões), o que mostra a preferência dos utilizadores por esta modalidade. Para reforçar esta ideia, veja-se o decréscimo de 9 por cento registado nos acessos pagos pelos utilizadores individuais entre o primeiro e o segundo trimestre do ano.
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