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Segundo dados compilados pelo Instituto das Comunicações
de Portugal (ICP), Portugal possuía, no final de Setembro, 5,8 milhões de clientes do Serviço Móvel Terrestre.
Este valor equivale a um crescimento de 11 por cento entre o
segundo e o terceiro trimestres do ano e à captação de 575 mil novos
clientes. Nos últimos doze meses, constata-se que 1,5 milhões de novos clientes aderiram ao serviço.
De acordo com o ICP, em termos de taxa de penetração, e no contexto europeu, Portugal mantém-se acima da média. Em Setembro, 57,7 por cento da população era já cliente deste serviço, valor que acaba de ser atingido por Espanha e pelo Reino Unido, situação que não se observava em 30 de Junho de 2000.
Os dados mostram ainda que o tráfego, medido em chamadas estabelecidas, cresceu 11 por cento. No total, estabeleceram-se no terceiro trimestre do ano cerca de 1,5 mil milhões de ligações. Em média, cada assinante realizou três chamadas diárias, 79% das quais originadas numa rede móvel.
Quanto aos minutos de conversação, assistiu-se a um acréscimo de 16 por cento durante o terceiro trimestre, face ao trimestre anterior, totalizando 2,2 mil milhões de minutos. Destas, 77 por cento foram originadas numa rede móvel. A duração média das chamadas foi de cerca de 91,5 segundos, mais 4,6 por cento do que no segundo trimestre.
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