|
Há cerca de duas semanas a Microsoft teve a sua rede interna invadida por hackers de origem russa, tendo a empresa vindo a público para comunicar que os únicos dados acedidos pelos hackers eram referentes a porções de códigos de produtos ainda na fase inicial de desenvolvimento, não tendo sido acedidos dados referentes ao Windows ou outros programas mais conhecidos.
Segundo William Spernow, analista de segurança da empresa Gartner, ''a aparente falta de interesse da Microsoft na investida dos hackers de há alguns dias parece ter sido, para a empresa, um acontecimento de rotina, e que a Microsoft pode estar a utilizar um sistema de segurança que atraia, propositadamente, os hackers para um determinado ponto da rede ( denominado em inglês de ''honeypot'')''.
A Honeypot Network é a parte da rede de uma empresa projectada com o intuito de atrair propositadamente possíveis invasores. Geralmente o honeypot contém informação falsa que muitas vezes aparenta ser verdadeira, o que poderia ser o caso da Microsoft.
Segundo explica William Spernow, ''quando o intruso entra no ''honeypot'', este dá um alerta de segurança aos responsáveis, que então passam a rastrear as actividades do intruso dentro da rede, podendo dar-lhe informações falsas com o propósito de descobrir a identidade do hacker e sua localização''.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|