|
Cientistas britânicos criaram uma mão biónica que pode ser suficientemente pequena para ser utilizada por crianças de tenra idade.
Está já em testes a tecnologia de próteses biónicas em que a Grã-Bretanha tem vindo a revelar-se líder em termos de investigação e desenvolvimento nos últimos anos.
No Nottingham City Hospital os esforços conjugados de médicos e engenheiros ao longo de 20 anos estão a dar frutos, e um grupo de cinco crianças está já a utilizar estas próteses de mão robotizadas com sucesso.
O grande desafio desta tecnologia era conseguir que os motores e baterias fossem suficientemente pequenas para que fossem totalmente autónomas, de forma a que o paciente não necessite de nada além da prótese: os motores e baterias estão embutidos e não são externos.
O Dr. David Gow, que liderou as pesquisas iniciais desde os anos 70, afirma que as ''mãos bionicas'' são capazes de produzir movimentos muito elaborados mas que necessitam de uma adaptação algo lenta. No caso das crianças de tenra idade a aprendizagem de utilização é muito mais rápida. As crianças que estão a usar estas ''mãos bionicas'' são mesmo capazes de abrir uma porta e desfolhar as páginas de um livro.
A prótese é comandada por sinais nervosos. Sempre que o utilizador tenta fazer um movimento, pequenos eléctrodos detectam o estimulo nervoso através da pele e passam a mensagem aos motores da prótese.
Dentro em breve vão ser também produzidas ''mãos bionicas'' para adultos.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|