Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
IBM

Transmeta

Intel inicia ''luta'' contra Crusoe

NEC lança portátil com Crusoe

Fujitsu anuncia portáteis com Crusoe

Crusoe nos portáteis da Sony

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  06/11/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
IBM vende Linux e rejeita Transmeta
 
  IBM vende Linux e rejeita Transmeta A semana que passou foi fértil sobre as actividades da IBM. Na quinta-feira, dia 2, anunciou a venda de mais de 15 mil servidores Web a ''correrem'' o sistema operativo Linux para o Japão, mais precisamente para a cadeia Lawson.

O acordo, cujo valor monetário não foi divulgado, prevê a instalação de dois servidores nas 7600 lojas do grupo Lawson. Estas lojas são uma espécie de terminais multimédia, onde é possível fazer o download de vídeos e música, ou ainda comprar, on-line, bilhetes para espectáculos ou viagens.

A IBM já tinha parcerias com os quatro maiores distribuidores de produtos Linux - Caldera, Red Hat, TurboLinux e SuSE - mas deverá ser a Red Hat a ficar com este negócio.

De acordo com dados da International Data Corporation Japan, o Linux representa oito por cento do total de sistemas operativos para servidores vendidos no Japão. O Windows NT é o grande denominador, com cerca de 60 por cento do mercado, apesar do forte crescimento das vendas do Linux no último ano (144 por cento).

No mesmo dia, veio a público a intenção da IBM de desistir de utilizar o processador Crusoe da Transmeta na sua linha de computadores portáteis ultra-leves ''ThinkPads''. Em Junho último, a IBM tinha anunciado a intenção de utilizar este novo processador (com um quarto do tamanho normal e que consome menos energia) nos seus portáteis. Sem explicar porquê, vem agora dizer que irá continuar a usar os processadores da Intel - Pentium III e Celeron.

Esta parece não ser uma notícia muito boa para a Transmeta, empresa de Paul Allen, co-fundador da Microsoft, dado que poderá trazer alguma desconfiança relativamente às performances do Crusoe.

No entanto empresas como a Sony, Fujitsu ou NEC já começaram a utilizar este processador nos últimos modelos dos seus portáteis.

< Notícia anterior
Microsoft com armadilha para hackers
Notícia Seguinte >>
MP3.com amplia serviços wireless


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação