DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

2 Nov 2001 por Rui Marques Guerra  
Outubro: o mês do XP

Quer se goste ou não da Microsoft, uma coisa é impossível de negar: sempre que a casa de Redmond lança um novo produto provoca de imediato reacções, quer positivas quer negativas. Foi o que aconteceu com o lançamento do Windows XP.

 

DIGITO Formação Digito Formação

Introdução à Internet 6 Fev 2003

A Ligação à Internet 6 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 6 Fev 2003

eCommerce 9 Fev 2003

 

 

Quer se goste ou não da Microsoft, uma coisa é impossível de negar: sempre que a casa de Redmond lança um novo produto provoca de imediato reacções, quer positivas quer negativas. Foi o que aconteceu com o lançamento do Windows XP, em Portugal lançado na Inforpor 2001.

Os destaques do mês de Outubro vão ainda para o primeiro serviço móvel de telefones de terceira geração, estreado no Japão (o serviço Foma poderá entrar na Europa durante o próximo ano), ao passo que em Portugal, o Instituto das Comunicações de Portugal (ICP) decidiu o adiamento das operações UMTS até ao final de 2002.

Internet

No mundo da Internet, o mês de Outubro ficou marcado pelo trigésimo aniversário do e-mail. Para além disso, o tema dos conteúdos pagos voltou à ordem do dia. Enquanto que o Slashdot irá optar por uma subscrição paga sem publicidade, a Salon decidiu optar definitivamente pelos conteúdos pagos, caminhando para um sistema que obriga os leitores a pagar para poderem ler a totalidade dos seus artigos.

No entanto, a Forrester Research considera que os conteúdos pagos ainda não são o futuro, alertando os produtores de conteúdos para o facto dos consumidores não estarem dispostos a pagar para tal.

A União Europeia também esteve em destaque em questões relacionadas com a Internet. Foi o caso da discussão sobre a legalidade da utilização de cookies (que ainda decorre) e também a decisão final sobre o envio de e-mails comerciais não solicitados (que ficou um pouco em ''águas de bacalhau'').

Para além disso, lançou uma nova iniciativa, intitulada ''A sua voz na Europa'', com o objectivo de permitir que os cidadãos participem, on-line, nas decisões da União Europeia.

Por terras lusas foram notícia os 2.8 milhões de clientes ligados à Internet, a fraca prestação dos sites da administração pública portuguesa, o lançamento do Netpac 2, a nova versão do pacote de acesso pago à Internet da Telepac, e o fim da Netline.

Já no final do mês surgiu uma nova polémica em torno da Microsoft, nomeadamente do novo design do site MSN, que não suportava browsers como o Mozilla ou o Opera.

Telecomunicações

O mês de Outubro também foi fértil em notícias sobre o mercado das telecomunicações. Para além do lançamento de novos telemóveis (ou PDA/telemóvel) - com destaque para o Pogo, SX45 da Siemens, Nokia 5510, Ericsson T68 e Tréo 180 - a utilização de SMS continua de ''vento em popa'', com dados a apontarem para 750 milhões de ''mensagens curtas'' enviadas diariamente em todo o mundo.

Foi em Outubro que a empresa Sony-Ericsson deu início às operações, ao mesmo tempo que cresciam os rumores sobre uma possível joint-venture entre a Motorola e a Siemens para as infra-estruturas wireless e produção de telemóveis.

No capítulo das curiosidades, e depois do carregador a corda, a Motorola desenvolveu uma célula de combustível que utiliza gás metano numa reacção química que gera electricidade utilizada para alimentar um telemóvel. Para além disso, descobrimos uma nova prenda para oferecer pelo Natal: um telemóvel com tampa de ouro e diamantes e que apenas custa 13 mil contos!

Avanços e descobertas científicas

Foi durante o mês de Outubro que foram obtidas as primeiras imagens da galáxia M74, classificada como a ''galáxia de espiral perfeita''.

Outra das descobertas em destaque foi a de uma nova forma de carbono capaz de trabalhar a temperaturas elevadas e que poderá constituir-se como o futuro das memórias para computadores.

Novidades tecnológicas

A Intel apresentou a BBUL (Bumpless Build-Up Layer), uma nova tecnologia que permitirá o fabrico de processadores mais rápidos com mais de mil milhões de transístores. Também a Matsushita apresentou novidades na capacidade de armazenamento de dados em DVD, tendo desenvolvido um DVD com capacidade para 100 GB de informação.

As restantes novidades tecnológicas resumem-se ao lançamento de novos equipamentos ou a renovação de alguns já existentes. Temos o novo leitor de MP3 da Apple, que também renovou a sua gama de modelos iBook e Powerbook, DVD Walkman da Sony, o Necoro (uma nova mascote robot), o RipGo e o novo supercomputador da Compaq, o Terascale.

Nas novidades tecnológicas mais curiosas surgiram no mercado um gerador alimentado com calor corporal, uma bengala para cegos que incorpora um dispositivo laser que permite obter informações sobre distância de objectivos, e, por fim, uma pulseira de relógio que permite ao utilizador controlar um computador através dos movimentos da mão.

E-Business

A recente fusão entre a Hewlett-Packard e a Compaq continua a dar que falar. Desta vez foram os responsáveis da Dell que não mostraram preocupação relativamente ao futuro, considerando mesmo que o negócio é benéfico para a indústria informática.

A MP3.com e Napster, as duas maiores empresas condenadas pela violação de direitos de autor ao permitirem o download de ficheiros musicais protegidos, também foram notícia. ao mesmo tempo que a MP3.com, agora nas mãos da Vivendi Universal, foi dividida em duas, a Napster deu início a uma vaga de despedimentos, tendo dispensado cerca de 15 por cento da sua força de trabalho.

A Amazon também veio dar um sinal positivo ao mercado, ao anunciar um corte de 25 por cento nos seus custos em tecnologia, assente na mudança para o sistema operativo Linux.

Por cá, a Sonae.com voltou a rejeitar um cenário de fusão com a ONI, apesar dos indícios nesse sentido serem cada vez mais fortes.

Polémicas e Curiosidades

No capítulo das curiosidades, o maior destaque vai inteirinho para a cada vez mais real teoria do teletransporte. Curioso, ou talvez não, é também o facto de Portugal apresentar o índice de inovação tecnológica mais baixo da União Europeia.

As polémicas em torno de serviços tipo Napster continuam - apesar de serviços como o Pressplay e o Musicnet, que pretendem combater o fenómeno Napster também estarem a ser investigados por alegadas práticas anti-concorrência - assim como a questão da privacidade dos e-mails.

Em Portugal, a polémica em torno da Alcazar Telecomunicações terminou, tendo o ICP suspenso a sua actividade, acusando-a de estar a desrespeitar as obrigações legais de informação ao consumidor, bem como de fornecer acesso à Internet sem que esteja habilitada para tal.

E caminhamos a passos largos para o Natal.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China