DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Cresce o 'Big Brother' nas empresas

NSA investiga e-mails humorísticos

WWW: uma nova forma de ver o mundo

Code Red invade servidores do Hotmail

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  02/10/2001 - Paulo Jorge Dias Enviar por email   Versão impressora
E-Mail celebra 30 anos
 
  E-Mail celebra 30 anos

O correio electrónico, talvez a ferramenta mais utilizada na Internet, celebrou este fim-de-semana o seu 30.º aniversário.

Três décadas depois de ter sido criado pelo engenheiro americano Ray Tomlinson, os números revelam a importância do e-mail no universo das comunicações: mais de 7 mil milhões de mensagens de correio electrónico são enviadas diariamente, isto sem contar com os dados do SPAM.

Foi em Setembro de 1971 que Ray Tomlinson desenvolveu um programa que permitia a transferência de mensagens de texto entre computadores ligados remotamente à rede ARPANET (a rede que se tornou na base do que é hoje a Internet). Na altura era um programa muito simples, com apenas 200 linhas de código.

O engenheiro americano trabalhava para a BBN Technologies, uma empresa de Cambridge, no Massachusetts, que fora contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em 1968, para ajudar a construir ARPANET.

Segundo o seu criador, o correio electrónico nasceu a partir de um programa de troca de mensagens electrónicas chamado SNDMSG. Tomlinson tinha-o concebido para a comunicação entre os engenheiros que trabalhavam no Digital PDP-10s, um dos primeiros computadores da rede ARPANET.

Por isso, o programa trabalhava apenas localmente, dentro do mesmo computador. Foi então que Ray Tomlinson decidiu aplicar ao processo um protocolo de troca de ficheiros chamado CYPNET, que permitia a transferência de documentos entre computadores ligados à ARPANET.

O novo processo rapidamente conquistou adeptos entre os utilizadores da rede e, dois anos depois, a troca de e-mails correspondia já a cerca de 75 por cento do tráfego na ARPNET.

Trinta anos depois, Ray Tomlinson continua a trabalhar para a BBN, empresa hoje integrada no grupo Verizon. Sobre a criação do e-mail, prefere dizer que ''resultou do trabalho de um grupo de pessoas''.

Recentemente, um jornalista tentou comparar o envio do primeiro e-mail a outros acontecimentos ''históricos'' como a primeira transmissão sem fios realizada por Guglielmo Marconi, a primeira ligação telefónica conseguida por Alexander Graham Bell e o primeiro telegrama de Samuel B. Morse (em 1844).

Tomlinson desmistificou o momento, dizendo apenas ''limitei-me a enviar uma série de mensagens de teste para mim mesmo, de uma máquina para outra. Nem recordo do texto das mensagens, mas deve ter sido qualquer coisa ininteligível como QWERTYIOP''.



< Notícia anterior
Inovação: Portugal na cauda da Europa
Notícia Seguinte >>
Teletransporte mais próximo?


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação