DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Gastrobot, funciona a comida

Fuel cells substituem baterias?

Carregador a corda para telemóveis

Ericsson R380 mais 'inteligente'

Espanha quer reciclar telemóveis

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  04/10/2001 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Motorola: telemóveis e gás metano
 
 

Pesquisadores da Motorola fizeram a demonstração de uma célula de combustível que utiliza gás metano para uma reacção química, produzindo electricidade utilizada para recarregar um telemóvel. Esta célula tem produção de energia suficiente para carregar várias vezes um telemóvel, cargas que, juntas, fornecem a energia necessária para um mês de conversações.

A célula de combustível em questão tem um tamanho que lhe permite ser transportada presa ao cinto e, no seu interior, o metano está acondicionado num recipiente não muito maior do que uma carga de tinta de uma comum esferográfica.

Ao ser provocada a reacção química, é libertada energia calorífica, oxigénio e electricidade, que é utilizada para alimentar directamente o telemóvel ou, no caso da Motorola, recarregar uma bateria extra para o aparelho.

Não só a Motorola está a realizar pesquisas nesta área, pois outras empresas e instituições pretendem, há algum tempo, substituir as baterias de níquel-cádmio por células de combustível que utilizem metano, um gás facilmente obtido através da decomposição de lixo e que, sem dificuldade, pode ser acondicionado sob pressão na forma líquida.

A Motorola não tem prevista uma data para a comercialização destas células de combustível, mas a NEC, que também está a desenvolver um projecto semelhante, espera começar a produção das células para comercialização algures entre 2003 e 2005.



< Notícia anterior
Yahoo em busca de lucros
Notícia Seguinte >>
Acesso à Internet na estrada


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação