DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Aprovação do plano eEurope na Cimeira

Sociedade da Informação em discussão

EUA, Europa e Sociedade de Informação

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  02/10/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
Inovação: Portugal na cauda da Europa
 
 

De acordo com o Quadro de Resultados da Inovação 2001, elaborado pela Comissão Europeia, Portugal apresenta o índice de inovação tecnológica mais baixo da União Europeia (UE). Pior que isso, Portugal continua a afastar-se da média europeia, de acordo com a Lusa.

O Quadro de Resultados da Inovação 2001 procura medir o desempenho dos quinze estados-membros da UE em matéria de inovação, utilizando 17 indicadores em quatro áreas: recursos humanos, criação de conhecimento, transmissão e aplicação de novo conhecimento e inovação financeira, de produção e de mercados.

Apesar do mau resultado, Portugal, juntamente com Grécia, registou as taxas de mudança estrutural mais altas mas ''o problema destes países é como estabelecer políticas e condições estruturais que lhes permitam melhorar rapidamente o seu desempenho ao nível da inovação'', refere o documento.

O único indicador onde Portugal lidera, a par da Suécia e Holanda, é nos investimentos em tecnologias de informação e comunicação, com um índice de investimento de 6,6 por cento do Produto Interno Bruto (a média europeia é de 6 por cento e a norte-americana de 5,9 por cento).

Os mais inovadores da UE chegam mesmo a ultrapassar os EUA e Japão nalguns indicadores. Como exemplo, o Reino Unido, França e Irlanda são líderes mundiais na oferta de quadros superiores nas áreas de ciência e engenharia, na população entre os 20 e os 29 anos, ao passo que a Finlândia, Holanda e Suécia batem norte-americanos e nipónicos no nível de investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) no sector público.

Outro exemplo é o acesso à Internet, onde Holanda, Suécia e Dinamarca são, a nível mundial, os países onde o acesso à Internet em casa é maior, com taxas de 55, 54 e 52 por cento, respectivamente, contra 47 por cento nos Estados Unidos e 28 por cento no Japão.



< Notícia anterior
Telecel Vodafone acaba com ''Bips''
Notícia Seguinte >>
E-Mail celebra 30 anos


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação