DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  05/08/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Fique a par do que se passou em Julho
 
  Fique a par do que se passou em Julho Voltar de férias pode ser algo frustrante no que toca às notícias perdidas durante o tempo de lazer. Voltar a ''actualizar-se'' pode ser uma actividade muito monótona e trabalhosa. A pensar em si organizamos um apanhado de tudo que se passou de importante no mês de Julho. Muitas novidades surgiram no campo tecnológico e científico e surgiram algumas polémicas.

Novidades tecnológicas
Julho saldou-se por alguns anúncios e lançamentos emblemáticos. A Apple anunciou o Power Mac G4 Cube surpreendendo tudo e todos com o design arrojado dos seus computadores, e desta vez o Power Mac vem em forma de cubo. Entretanto a Palm anunciou dois novos modelos do Palm Pilot com novos acessórios.

A Intel surpreendeu pela negativa, ao revelar atrasos no futuro lançamento do seu novo processador de 64-bits, mas compensou com o anúncio de novos chipsets para o Pentium 4 que suportarão vários tipos de memória. A Sony revelou também um computador de alta performance na criação e transmissão de gráficos digitais baseado na consola PlayStation2.

No campo da robótica surgiram novidades interessantes como a aprovação pelo governo dos Estados Unidos da utilização do primeiro robô para cirurgia, ao passo que a Honda apresentou um robô humanóide para utilização nas tarefas do dia-a-dia.

A miniaturização elecrónica avançou graças a cientistas alemães que desenvolveram um método que facilita a construção de micro máquinas com um tamanho da ordem dos milionésimos de milímetro.

Surgiram promessas encorajadoras na evolução dos ecrãs com a notícia de que a IBM está a trabalhar uma nova classe de ecrã com tecnologia que pode ser o futuro dos ecrãs LCD. Entretanto um plástico desenvolvido em Inglaterra poderá vir a ser utilizado em ecrãs substituindo os ''velhos'' cristais líquidos.

De realçar ainda que a desejada Voodoo 5 já está à venda em Portugal e um novo cabo coaxial para transmissão de dados poderá aumentar a largura de banda relativamente aos cabos tradicionais.

Avanços científicos
No plano científico o mês de Julho foi muito rico em avanços, em especial numa experiência realizada nos Estados Unidos em que um laser terá ultrapassado a velocidade da luz, o que pode vir a ter enormes implicações no campo teórico da Física. Ainda na Física foi confirmada a existência da neutrino tau, uma das partículas que formam a matéria mais difíceis de descobrir.

Na Astronomia não pararam de surgir novidades, como a descoberta de uma nova lua em Júpiter, a descoberta de uma grande quantidade de Hélio 3 na Lua considerado por pesquisadores como o combustível do século XXI, ou ainda pelo acaso que permitiu encontrar um grande asteróide que está a passar perto da órbita terrestre.
Por outro lado a existência de uma bactéria ultra-resistente que sobrevive em condições extremamente hostis, abre a hipótese da possibilidade de vida em outros ambientes semelhantes no Sistema Solar.

No que toca à Genética e à Medicina os avanços sucederam-se a um ritmo impressionante. Várias experiências executadas em ratos abrem muitas questões sobre a manipulação genética: na Austrália foi criado um rato quase duas vezes maior que o tamanho original, graças à descoberta de uma proteína que controla o crescimento e na Inglaterra um grupo de cientistas criaram ratos que não engordam, podendo estar aqui a solução para os problemas de obesidade.
Foram também decifradas as funções do gene responsável pelo desenvolvimento do córtex cerebral, a parte do cérebro em que se desenrola o pensamento, e em simultâneo cientistas britânicos e alemães descobriram a região do cérebro que é activada sempre que desempenhamos tarefas que exigem inteligência.

Muitas esperanças surgiram na recuperação da vista humana com o sucesso alcançado na colocação de implantes artificiais à base de silício que substituem a retina humana, e com a notícia de cientistas norte-americanos que conseguiram melhorar a visão de alguns pacientes através de células da córnea desenvolvidas em laboratório.

As polémicas
O Verão está ao rubro com os acontecimentos que envolvem o popular programa Napster. Depois de acusar a RIAA de perseguição e de o próprio presidente da Napster ter ido depor ao Congresso norte-americano, vários músicos americanos lançaram uma campanha nacional contra a pirataria de músicas on-line, visando aquela empresa. Mas a ''telenovela'' continuou, atingindo o seu auge quando uma juíza federal de São Francisco emitiu uma providência cautelar onde suspendia temporariamente, parte do serviço da Napster, apesar de um estudo credível apontar que o Napster não prejudica o mercado musical. Felizmente poucas horas antes da hora limite para encerrar o seu serviço, a Napster conseguiu uma ordem do tribunal de apelos para continuar a funcionar.

Outra ''bronca'' do mês envolveu a utilização por parte do FBI do computador para investigar e-mails denominado por ''Carnívoro'', cuja polémica continua a aumentar e promete embaraçar o FBI.

Entretanto a França deu início a uma investigação à rede de espionagem americana conhecida como Echelon, mas ao mesmo tempo um site publicou informações secretas da CIA.

O Parlamento Europeu votou contra o acordo alcançado entre a Comissão Europeia e os EUA sobre a protecção de dados pessoais, uma questão que ainda se vai arrastar por muito tempo.

Em Portugal o domínio PTMultimedia.com foi comprado pela empresa portuguesa Oberonsis, em leilão virtual, por mil contos, ao passo que uma outra confusão nos domínios envolveu a CGD.

Verão quente das Telecomunicações
Nas telecomunicações a ''bomba'' foi a antecipação pelo Governo português do concurso público para a atribuição das licenças para os telemóveis da terceira geração (UMTS) para obter um encaixe de 80 milhões de contos para o Orçamento de Estado deste ano. Entretanto a EDP e a Jazztel anunciaram que estão em negociações para concorrerem, em conjunto, a uma desta licenças UMTS.

A guerra de preços dos operadores portugueses da rede móvel nunca chegou a uma temperatura tão alta com o anúncio da Telecel da tarifa de Verão a 2$50 por minuto, ao que a Optimus respondeu com a campanha de 5$00 no primeiro minuto.

Entretanto seguem os testes da Telecel da tecnologia GPRS, que pretende introduzir no mercado no próximo mês de Setembro, ao passo que a Optimus anunciou o lançamento da tecnologia GPRS para o início do último trimestre deste ano.

O ICP (Instituto das Comunicações de Portugal) esteve muito atarefado no mês de Julho. Anunciou para 30 de Junho de 2001 a entrada em vigor do ''local loop unbundling'', e fixou administrativamente os preços e as condições de interligação dos serviços especiais da rede fixa para o ano 2000.

O ICP abriu também o processo de consulta pública sobre a abertura da infra-estrutura local da Portugal Telecom apesar desta última empresa ainda não disponibilizar a funcionalidade de pré-selecção como se tinha comprometido.

O negócio da Internet
A febre da Nova Economia já não é o que era. De qualquer forma a Yahoo motivou o mercado ao apresentar cerca de 14 milhões de contos de lucro no segundo trimestre deste ano.

A CNET surpreendeu tudo e todos ao chegar a acordo para a compra da Ziff-Davis, empresa detentora do famoso site ZDNet. A Amazon fez cinco anos, e conseguiu o facto inédito de montar uma operação especial para a entrega de 250.000 cópias de um livro em tempo recorde.

A música digital é cada vez mais um mercado aliciante tendo a empresa eMusic lançado um serviço que permite aos seus clientes downloads de músicas em formato digital mp3 sem qualquer restrição, tendo a EMI iniciado também a venda de música on-line.

Em Portugal foi lançado o portal móvel da Optimus, o Neo em versão ''site fixo'', enquanto que a Vodafone quer o Netc no Vizzavi.com.

O Unibanco lançou um cartão de crédito virtual, que apenas poderá ser utilizado em transacções na Internet e a Sonae.com apresentou o seu projecto para a área de business-to-business denominado Bizdirect.

E algo mais...
Em Julho surgiram também dados curiosos de como um empresa britânica de Internet decidiu atribuir stock options a um gato, ou a existencia de doze sites WAP em construção com temáticas pornográficas apesar das limitações técnicas daquela tecnologia.

Surgiram estudos sobre as ''dimensões'' da Internet, afirmando que existem dois mil milhões de páginas na Internet, e apontando para que o número de páginas na Web seria, em média, 500 vezes superior ao volume abrangido pelos motores de busca.

Como já vem sido hábito a Hotmail apresentou em Julho mais uma falha, e desta vez o sistema enviou os endereços dos utilizadores para anunciantes on-line.

A empresa de segurança Counterpane Security tornou-se o primeiro serviço de segurança na Internet com os seus serviços assegurados contra eventuais ataques de hackers, apesar de um inquérito levado a cabo pela Visa ter revelado que a maioria das passwords escolhidas são fáceis de adivinhar.

Esperamos que desta forma tenha ficado a par do que se desenrolou no mundo da tecnologia e na rede enquanto recuperava forças numas revigurantes férias de Julho.

Mais artigos >>



Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação