DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  24/07/2000 - José Borregana Enviar por email   Versão impressora
Site publica segredos da CIA
 
  Um site publicou informações secretas da CIA revelando dados da agência secreta americana acerca de uma visita de oficiais da agência de segurança japonesa aos Estados Unidos em 1998.

Os documentos foram publicados no site do arquitecto nova-iorquino John Young, que se tem dedicado à exposição de segredos governamentais. O documento exposto chega a revelar uma lista de funcionários da PSIA (Agencia Japonesa de Investigação e Segurança Pública), agência responsável pelo desmantelamento da seita ''Verdade Suprema''.

O propósito de Young é contribuir para a consciencialização pública de como o governo funciona e como identifica quem tem cargos nas agências de segurança. Young acrescenta que o público quer mais transparência acerca das instituições governamentais americanas.

Os documentos chegaram às mãos de Young através de um ex-agente da PSIA, e apesar do pedido formal das autoridades japonesas através do FBI para que os documentos sejam retirados da Internet, eles continuam on-line.

Os documentos revelam também os contactos efectuados entre a CIA e a PSIA, no sentido de cooperação e discussão acerca de actividades terroristas e preocupações na proliferação nuclear. Houve inclusive troca de informações sobre dados da produção de armas nucleares na Índia e Paquistão.

Os contactos entre as agências americana e japonesa têm-se vindo a desenvolver desde Julho de 1996, nos quais existe um intercâmbio de informações e são estabelecidos ''planos'' estratégicos sobre os países em que as agências devem ter maior atenção, nomeadamente no Irão, China, Coréia do Norte, Cuba e Rússia.

Os documentos revelam também alterações da estrutura da CIA e alterações do seu orçamento no sentido de baixar os custos operativos da CIA, que segundo os documentos acenderia em 1999 a 5,4 mil milhões de dólares.

< Notícia anterior
Internet nos CTT
Notícia Seguinte >>
Descoberta nova lua em Júpiter


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação