DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  04/07/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Plástico substituirá os LCDs?
 
  Um polímero desenvolvido em Inglaterra poderá vir a ser utilizado em ecrãs substituindo os ''velhos'' cristais líquidos.

No laboratório de pesquisa da Cambridge Display Technology (CDT) está em desenvolvimento um polímero que já foi utilizado para a fabricação de ecrãs, pelo que se espera que venha a substituir os cristais líquidos a curto prazo.

O desenvolvimento deste polímero ganhou mais relevância quando, na semana passada, a Seiko Epson, empresa afiliada a Seiko Corp, conseguiu produzir os ecrãs imprimindo-os utilizando uma impressora a jacto de tinta.

Os ecrãs fabricados neste material denominado LEP (Light-Emmiting Polymer) utiliza um tipo de plástico que pode ter a sua cor modificada ponto por ponto quando submetido a uma carga eléctrica, apresentando uma imagem clara que pode ser visualizada em quase todos os ângulos de inclinação do ecrã.

Além de possuir um baixo consumo energético o LEP é um material bastante resistente e com baixos custos de fabricação que, segundo o chefe de operações do CDT Daniel McCaughan, ficam em torno de 60% dos custos de produção dos LCDs. McCaughan espera que várias empresas comecem a licenciar a produção do LEP em 2002, com a produção a ocupar um quinto do mercado dos LCDs em 2004.

< Notícia anterior
Retina artificial pode restituir visão
Notícia Seguinte >>
Portugal, biologia, ambiente espacial


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação