DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Instituto de Pesquisas da NEC

Experiência

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  20/07/2000 - Armindo Silva Enviar por email   Versão impressora
Laser quebra velocidade da luz
 
  Numa experiência realizada no Instituto de Pesquisas da NEC em Princeton, cientistas conseguiram presenciar um feixe de laser sair de uma nuvem de gás mesmo antes de ter entrado.

Levada a cabo pela equipa do Dr Lijun Wang, a experiência utilizou raios laser, um relógio de grande precisão, e uma câmara contendo átomos de Césio a baixa temperatura. Segundo os cientistas, o feixe de laser ultrapassou cerca de 300 vezes o limite de velocidade da luz teorizado por Einstein.

Para a realização da experiência, os cientistas ajustaram a frequência dos raios laser de modo a igualaram-se aos níveis de energia dos átomos na câmara. Deste modo, foi conseguido um efeito anómalo de refracção (anomolous refractive index) que impulsionou os feixes de luz acima do limite da velocidade da luz (300.000 km/s).

No entanto esta não foi a única experiência do género, ainda no início deste ano outro grupo de cientistas conseguiu impulsionar um feixe de microondas 7% mais rápido do que a velocidade da luz.

< Notícia anterior
Intel adia lançamento do Itanium
Notícia Seguinte >>
Unibanco lança cartão virtual


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação