DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

4 Out 2001 por Rui Marques Guerra  
Setembro: o mês que mudou o mundo

Setembro foi um mês que marcou o mundo, na sequência dos atentados em Nova Iorque e Washington. Mas também na área tecnológica houve mudanças, com especial destaque para a fusão entre os gigantes Hewlett-Packard e Compaq.

 

DIGITO Formação Digito Formação

Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003

Introdução ao ASP 22 Fev 2003

eCommerce 22 Fev 2003

MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 22 Fev 2003

 

 

Setembro foi um mês que marcou o mundo, na sequência dos atentados em Nova Iorque e Washington. Mas também na área tecnológica houve mudanças, com especial destaque para a fusão entre os gigantes Hewlett-Packard e Compaq.

De facto, o mês foi dominado pelos acontecimentos trágicos que ocorreram nos EUA. Também a Internet e todo o mundo tecnológico tiveram um papel a desempenhar em toda a tradégia.

A Internet serviu de canal privilegiado para busca de informação, não só por parte de simples curiosos como também por parte da polícia e dos serviços de informação. No primeiro caso, os principais sites noticiosos, incluindo os nacionais, resolveram aliviar as suas homepages, para fazerem face aos milhões de acessos de que foram alvo.

Já as autoridades policiais utilizaram a Internet como forma de procurar respostas para os atentados, tendo inclusivé posto o Carnívoro a funcionar a todo o vapor. Devido a tudo isto, a palavra sexo saiu do ''top ten'' dos temas mais procurados nos motores de busca, ao mesmo tempo que o site dos taliban era atacado.

Aproveitando a discussão em torno do fenómeno terrorista, o Departamento de Justiça norte-americano resolveu colocar o hacking no mesmo ''saco'', propondo a aprovação de uma legislação onde o hacking está incluído como atentado terrorista.

Mas o melhor mesmo é mudar de assunto.

Internet

O mês de Setembro trouxe-nos o vírus Nimda, segundo alguns especialistas, mais perigoso do que o Code Red e que chegou a afectar, por exemplo, a Netcabo.

O Yahoo foi considerado o site com um tempo de abertura menor, ao mesmo tempo que conseguiu obter os direitos exclusivos de transmissão na Internet dos Mundiais de Futebol de 2002 e 2006. Mas tudo tem um reverso da medalha e o gigante norte-americano avisou os seus clientes do Geocities que terão os seus sites desligados caso passem uma determinada largura de banda, aconselhando-os a utilizar um dos serviços pagos.

Um dos destaques do mês foi a aliança promovida pela Sun Microsystems para o desenvolvimento de um sistema de autenticação on-line concorrente do Microsoft Passport. Outra novidade foi a anunciada fusão entre o RealPlayer e a RealJukebox num único software denominado RealOne, demonstrando a opção pelos conteúdos pagos levada a cabo pela RealNetworks.

Deixando de parte o continente americano, foi notícia a aprovação da primeira convenção sobre cibercrime por parte do Conselho da Europa, ao passo que em Espanha a nova legislação sobre sociedade de informação e comércio electrónico foi acusada de ser ''demasiado intervencionista'' e de violar direitos fundamentais.

Em Portugal, os destaques na área da Internet vão para o crescimento de 40 por cento verificados no registo de domínios, a suspensão da revista Valor e respectivo site e ainda o lançamento da Rádio Cotonete, a rádio on-line da Media Capital.

Telecomunicações

No mundo das telecomunicações, o UMTS (ou a falta dele) continuaram a ser notícia. Enquanto que a Vodafone se mostrou pessimista em relação ao 3G, a Motorola decidiu, nesta fase, apostar no GPRS.

Também em relação a Portugal, o presidente do Instituto das Comunicações de Portugal (ICP), Luís Nazaré, considerou o adiamento do UMTS ''inevitável''. Neste capítulo, a Optimus anunciou ainda que não irá estabelecer qualquer acordo de roaming com a Oniway antes de esta constituir a sua rede UMTS. Quanto às actuais redes GSM, o ICP concluiu que as redes móveis portuguesas melhoraram a qualidade dos seus serviços entre 2000 e 2001.

No que diz respeito a novos equipamentos e software na área das telecomunicações foram notícia o carregador a corda para telemóveis, o desenvolvimento de um sistema portátil que permite a transmissão de mensagens de e para satélites, sem o perigo de que as mesmas sejam interceptadas e, por fim, o software inspirado no comportamento das formigas destinado a melhorar o fluxo de informação através das redes.

Avanços e descobertas científicas

No capítulo dos avanços cintíficos os grandes destaques vão para a primeira cirurgia transatlântica e para a produção de sangue em laboratório.

A velha sonda Deep Space 1 continua a sua actividade, tendo conseguido imagens do cometa Borrely. Noutro campo, cientistas da Universidade de Toronto têm em desenvolvimento uma máquina voadora semelhante a um ornitóptero, idealizado por Leonardo Da Vinci.

Novidades tecnológicas

Os robôs humanóides há muito que estão na ordem do dia. Apesar de caros, principalmente para a bolsa dos portugueses, não deixam de despertar alguma curiosidade, ao mesmo tempo que o seu desenvolvimento permite registar avanços no domínio da robótica.

O mês de Setembro foi o escolhido pela Sony para lançar uma nova geração de Aibos, bem como pela Fujitsu, que mostrou ao público a sua primeira experiência nesta matéria.

Os avanços na robótica permitiram ainda construir pequenos robots que ajudaram na tentativa de encontrar sobreviventes da tragédia ocorrida nos EUA.

Outro assunto que esteve na ordem do dia, e que irá continuar a ser notícia durante algum tempo, é a tentativa, por parte das editoras discográficas, de criar CDs à prova de cópia. É o caso da Sonopress, subsidiária da Bertelsmann, Sony Music (com o novo CD single de Michael Jackson) e a Universal.

A Intel lançou um novo chip de memória flash para telemóveis, a Samsung anunciou a produção de memórias RDRAM de 256 Mb com tecnologia de 0,15 micron e a Motorola desenvolveu um chip com características ópticas de baixo custo de produção e mais rápido.

No mercado dos processadores, a principal novidade foi o novo processador C3 a 866MHz da Via Technologies, fabricado com o processo de 0,13 mícron.

No início de Setembro estiveram ainda em destaque os motores desenvolvidos pela Nanomuscle que utilizam ligas metálicas que regressam ao seu formato original com o auxílio de calor, após terem sido deformadas.

E-Business

A grande novidade do mês, e um dos grandes destaques do ano, foi a fusão surpresa entre a Hewlett-Packard e a Compaq.

Esta fusão, que tem como objectivo atingir a liderança da indústria das novas tecnologias, foi motivada pelos momentos difíceis que atravessavam as empresas, apesar das previsões apontarem para uma subida nas vendas de PCs a partir de 2002.

Mas, enquanto essa recuperação não chega, empresas como a Gateway e mesmo a AMD continuam na onda dos despedimentos.

Quem parece pouco afectada pelo abrandamento económico é a Vodafone, que assegurou o controle da Japan Telecom. Já a Amazon continua a apostar na diversificação de mercados, apontando agora as suas baterias para o sector das viagens.

Dentro das fronteiras nacionais, o principal destaque vai para o lançamento do MBNet, um novo serviço de pagamento on-line que pretende garantir ''total segurança'' nas transacções efectuadas via Internet, apesar das vozes contrárias que surgiram logo após o seu anúncio.

Polémicas e Curiosidades

O capítulo das polémicas e curiosidades é dominado pela condenação de alguns hackers bem conhecidos, como é o caso do Mafiaboy, o autor do vírus Anna Kournikova e ainda a primeira prisão de um hacker chinês.

Ao nível dos processos judiciais, a novidade do mês foi a decisão do Departamento de Justiça dos Estados Unidos de abandonar o pedido de divisão da Microsoft em duas empresas.

Enquanto que processos como o Napster começam a resolver-se (estabeleceu um acordo preliminar com milhares de editoras discográficas, que prevê o pagamento de 26 milhões de dólares por utilização não autorizada de música), aparecem outros para não deixar que a monotonia se instale.

É o caso do diferendo que opõe a Intel à Via Technologies, devido ao lançamento de dois chipsets que permitem a utilização de memória DDR DRAM com os Pentium 4 por parte da empresa de Taiwan. A consequência deste acto foram acções judiciais interpostas pela Intel numa série de países como Hong Kong, Reino Unido e Alemanha.

Nas curiosidades, destacam-se o possível hotel lunar a construir até 2004 e o desenvolvimento de armas ecológicas por parte de cientistas alemães.

No final de Outubro estamos de volta.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China