DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Tratado internacional anti-cibercrime

C.E. preocupada com cibercrime

Pai da Web preocupado com ciber-crime

UE: novas medidas contra crimes na Net

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  21/09/2001 - Paulo Jorge Dias Enviar por email   Versão impressora
Europa aprova tratado sobre cibercrime
 
 

O Conselho da Europa aprovou a primeira convenção internacional sobre cibercrime, durante a reunião extraordinária daquele organismo, que decorreu na sexta-feira em Bruxelas.

Esta medida pretende definir uma política criminal comum a todos os estados-membros, sobre a utilização de redes informáticas e de informação electrónica para actividades terroristas ou ilegais.

Segundo revelou um porta-voz da Comissão, o objectivo principal desta convenção é ''impulsionar a cooperação internacional, de forma a protegerem a sociedade do cibercrime''.

Entre as ''actividades criminosas'', abrangidas pela Convenção, encontram-se a distribuição de pornografia infantil na Internet, a violação das leis de copyright, violação dos sistemas de segurança de redes e um conjunto de fraudes relacionadas com computadores.

Será ainda incluído um protocolo adicional onde é considerada uma ''ofensa criminal'' a publicação de material racista na Internet.

O documento ainda não está concluído e será submetido a aprovação, numa reunião dos ministros dos negócios estrangeiros dos estados-membros, a realizar no dia 8 de Novembro, em Estrasburgo.

Posteriormente, deverá ser assinado pelos países da União Europeia, juntamente com outros países como os Estados Unidos, durante uma conferência internacional agendada para os finais de Novembro, em Budapeste.

A Convenção sobre Cibercrime é o resultado de quatro anos de trabalho por parte do Conselho da Europa, juntamente com os Estados Unidos, Canadá e Japão. A sua aprovação já esteve programada para Dezembro de 2000.



< Notícia anterior
Qualidade na Internet em debate
Notícia Seguinte >>
G.SHDSL: novo standard a crescer


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação