DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
UE: novas medidas contra crimes na Net

Inglaterra anuncia legislação para comércio electrónico

Leis sobre o comércio electrónico

União Europeia discute assinaturas digitais

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  28/09/2001 - Paulo Jorge Dias Enviar por email   Versão impressora
Espanha: nova legislação cria polémica
 
 

A nova legislação espanhola sobre sociedade de informação e comércio electrónico é acusada de ser ''demasiado intervencionista'' e de violar direitos fundamentais.

Em causa está o projecto para a nova Lei de Serviços da Sociedade de Informação e Comércio Electrónico (LSSI), com o qual o governo espanhol pretende aplicar as directivas europeias para o sector.

Alguns partidos políticos defendem, no entanto, que o projecto inclui artigos que violam direitos constitucionais e que poderá travar o desenvolvimento da Internet em Espanha.

Perante estas acusações, a ministra da Ciência e Tecnologia, Anna Birulés, foi obrigada a vir a público esclarecer que a LSSI não atribui amplos poderes ao governo, em relação ao encerramento de sites.

Por exemplo, a suspensão ou encerramento de meios de informação on-line continuará a ser uma competência exclusiva das autoridades judiciais e nunca do governo.

A situação é diferente nos sites não informativos, em que a nova lei permitirá a intervenção directa do ministério quando houver violação da legislação em vigor. Segundo a ministra, essa intervenção será feita, por exemplo, no caso de um site onde ''sejam vendidas armas de fogo, de forma ilegal''.

Em relação aos sites pessoais, Anna Birulés garantiu que a LSSI só regulamentará as páginas onde exista uma actividade económica, assim como outros serviços que, não sendo remunerados, supõem uma actividade económica para o webmaster.



< Notícia anterior
Carregador a corda para telemóveis
Notícia Seguinte >>
HP e Lexmark apostam na gama baixa


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação