As vendas de computadores deverão subir só em 2002, mas o mercado vai continuar em queda até ao final deste ano, nos Estados Unidos e no Japão.
De acordo com um estudo da empresa IDC, o mercado de PCs poderá registar, até Dezembro de 2001, perdas na ordem dos 22 por cento em relação ao ano anterior, nas vendas directas ao consumidor.
''Não é fácil vender um computador quando o utilizador sente que o actual sistema satisfaz as suas necessidades básicas. E, sobretudo, em tempos economicamente difíceis como estes'', comentou Roger Kay, director da IDC.
Fora dos Estados Unidos, os analistas admitem que a recuperação poderá começar ainda este ano, prevendo que o lançamento do novo sistema operativo da Microsoft, o Windows XP, venha a impulsionar as vendas de PCs.
Estas previsões surgem numa altura conturbada para o sector. Sucedem-se as fusões e aquisições, como aconteceu recentemente com a HP e Compaq, e as grandes empresas efectuam despedimentos e cortes nas despesas, para fazerem frente à queda nas vendas e à redução das margens de lucro.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação