DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Pub
 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  10/01/2001 - Rui Marques Guerra Enviar por email   Versão impressora
Dezembro em revista
 
  Dezembro em revista Para além do Natal e do fim do ano, o mês de Dezembro ficou marcado por outros acontecimentos importantes na área das novas tecnologias.

Polémicas
Este mês optámos por começar com as polémicas dado que, apesar de ser uma época que convida à reflexão e que procura estimular a paz no mundo, foram as controvérsias que alimentaram bastante esta área. A Rússia foi um dos países que chamou mais a atenção, não pelo facto de o Natal se celebrar mais tarde (a população é maioritariamente cristã ortodoxa), mas sim porque enfrentou graves problemas de comunicação com a Mir, a sua estação orbital com morte anunciada para Fevereiro do ano 2001. Para além disso, perdeu também seis satélites devido ao mau funcionamento do foguete de lançamento.

Outro dos destaques foram os 55 mil números de cartões de crédito que foram roubados do site Creditcards.com, que mais tarde foram expostos e utilizados por alguns hackers.
A notícia da compra da Sega por parte da Nintendo caiu como uma bomba nas redacções, apesar de prontamente desmentida. Mais tarde surgiu a hipótese de uma colaboração entre as duas empresas. No campo das consolas, foi também notícia o facto de Saddam Hussein ter comprado 1400 Playstations, nem todas para se divertir.
Por falar em guerras, a TimeWarner ganhou a sua pelos domínios do Harry Potter. Outra guerra deverá ser a dos preços dos PCs já este ano, para fazer face à quebra das vendas na quadra natalícia.

O Carnívoro voltou a dar que falar. Um estudo oficial foi pedido pelo Departamento de Justiça norte-americano, no sentido de propor algumas recomendações acerca deste sistema. Também no Reino Unido surgiram rumores sobre a possibilidade do governo britânico ser processado por utilizar um sistema semelhante, montado pelos serviços secretos britânicos.

As polémicas em torno do Napster também continuaram. Primeiro foi a caça aos seus fãs por parte da Emusic e, já perto do Natal, surgiu o pedido das autoridades alemãs para que fossem retiradas do seu serviço ficheiros musicais que incitam ao racismo e à xenofobia. A EMusic foi ainda notícia pelo facto de levar a MP3.com a tribunal. Apesar disso, a MP3.com decidiu relançar o seu serviço MyMP3.com, mas desta vez com uma subscrição anual.

Mas a dúvida que persistiu ao longo do mês, e que até agora não foi desvendada, foi: quem matou Bill Gates?

Internet
No mundo da Internet, o mês de Dezembro trouxe algumas novidades, principalmente para os cibernautas portugueses que, entre Março e Outubro de 2000, viram a taxa de penetração da Internet duplicar. Apesar dos poucos avanços registados na implementação da tarifa plana, surgiu a notícia da possibilidade do ICP fixar um preço ''por grosso'' para esta modalidade.

Também na Internet de banda larga surgiram novidades, com a Telepac a anunciar o tarifário do serviço NetFast. Por outro lado, a AltaVista lançou o seu motor de busca em Portugal, tendo, pouco tempo antes, cancelado o seu serviço gratuito de acesso à Internet.
Durante a quadra natalícia, os avisos sobre algumas prendas indesejáveis (leia-se vírus) também fizeram notícia.

Telecomunicações
A maior novidade no sector das telecomunicações, se bem que já esperada, foi a confirmação, por parte do Governo, dos vencedores do concurso para a atribuição das licenças dos telemóveis de terceira geração (UMTS).

Também o facto da Telecel ter anunciado a alteração à sua marca, que desde Janeiro deste ano passou a ser Telecel Vodafone, foi notícia, a par do pedido da PT para que a legislação que regula os serviços de audiotexto fosse alterada, devido ao crescente número de fraudes registadas.

Por fim veio a público mais um estudo que revelou a desilusão dos utilizadores no uso de telemóveis com WAP.

Avanços e descobertas científicos
Neste capítulo, o facto de o Big Bang ser cada vez mais aceite e a aprovação, por parte do parlamento britânico, de uma maior flexibilidade na utilização de embriões humanos foram os principais destaques.

Ao nível das descobertas científicas, mereceram o nossa atenção a descoberta de um novo planeta menor, a possibilidade de Ganymede possuir um vasto volume de água debaixo da sua superfície gelada, e ainda o volte-face na atitude da NASA relativamente ao envio de uma sonda a Plutão.

Foi também durante o mês de Dezembro que o Celacanto, um peixe ancestral que existe há mais de 360 milhões de anos, foi filmado em águas pouco profundas na costa noroeste da África do Sul.

Novidades tecnológicas
A Intel anunciou, durante este mês, ter criado o transístor mais pequeno e mais rápido do mundo, ao mesmo tempo que a Via Technologies começou a fabricar os microprocessadores Cyrix com tecnologia de 0,13 mícrons.

A Siemens apresentou o ID Mouse, um ''rato'' capaz de reconhecer os utilizadores do computador e a IBM mostrou a sua intenção de fabricar memórias de computador com uma nova tecnologia. Juntamente com a Shell, a IBM irá ainda construir o maior supercomputador do mundo com sistema operativo Linux.

A Honda, continuando a apostar no desenvolvimento de robôs humanóides, apresentou o Asimo, enquanto que uma empresa americana elaborou um disco cinco vezes mais fino que um CD.

E-Business
Quanto ao e-business, os destaques repartem-se entre Portugal e o resto do mundo.
Enquanto que a Solbi deu início à venda on-line dos seus produtos, assim como o Continente, lá fora os grandes destaques vão para mais algumas aquisições.

A de impacto mais elevado deu origem ao maior grupo mundial de media e Internet, ou seja, depois de muitas polémicas, a Comissão Federal do Comércio dos EUA, aprovou a fusão entre a America Online e a Time Warner. Outra aquisição de relevo foi a da 3DFX (fabricante das placas gráficas Voodoo) por parte da nVIDIA. Por último, a Wanadoo, a filial de Internet da France Telecom, chegou a acordo para a compra do maior ISP britânico, a Freeserve.

E assim acabou o ano, o século e o milénio.

Mais artigos >>



Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação