|
A IBM anunciou que vai fabricar memórias de computador com uma nova tecnologia que, segundo a empresa americana, vai revolucionar a indústria informática.
Denominada por Magnetic Random Access Memory (MRAM), esta tecnologia usa o magnetismo em vez de cargas eléctricas para armazenar dados em memória. A IBM tem vindo a desenvolver o MRAM desde 1974 mas só agora é possível obter viabilidade técnica na produção dos chips.
Um dos grandes benefícios do MRAM é a diminuição do consumo energético dos computadores e outros produtos electrónicos uma vez que não é necessária electricidade constante para reter dados, como nos chips actuais DRAM (dynamic random-access memory) ou SRAM (synchronous random-access memory).
Para além da diminuição do consumo energético, o MRAM permite que o arranque do computador (boot up) seja instantâneo à semelhança de um aparelho de televisão ou rádio.
A IBM e a Infineon Technologies AG (um produtor alemão de chips de memória) aliaram-se para colaborarem no desenvolvimento final e posterior produção em massa de chips MRAM.
Actualmente está provada a viabilidade técnica da produção restando saber se as empresas conseguem produzir estes chips em massa a preços praticáveis para os consumidores.
Inicialmente estes chips vão acomodar 256 MB. Segundo as estimativas das empresas só em 2004 estes chips estarão disponíveis no mercado em largas quantidades.
Cartoon : Opinião : Fórum : Primeira página : Voltar ao topo
Tecnologia : Software : Jogos : Caderno : Web : Livraria : Formação
|