Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Internet aumenta na Europa

 
  Pub
3º aniversário da Digito
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  15/12/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Internet duplica em Portugal
 
  Internet duplica em Portugal De acordo com o Eurobarómetro, Portugal foi um dos cinco Estados Membros da União Europeia (juntamente com Áustria, Irlanda, Grécia e Alemanha) que duplicaram os índices de penetração da Internet, entre Março e Outubro de 2000.

Estes dados, que foram discutidos no último Conselho Europeu de Nice, mostram ainda que a taxa de penetração de Internet em Portugal já é superior à da Espanha e está bastante perto da francesa.

O estudo do Eurobarómetro foi citado ontem por Mariano Gago, ministro da Ciência e Tecnologia, para confirmar os resultados provisórios de um inquérito do Observatório das Ciências e das Tecnologias (OCT), que indica que 22 por cento da população portuguesa utiliza a Internet e 39 por cento o computador.

De acordo com a Lusa, o inquérito mostra que o perfil do utilizador destas tecnologias é preferencialmente masculino e sobretudo de profissões intelectuais. O facto destas tecnologias constituírem um ''instrumento importante na educação dos filhos'' é o factor preponderante para a aquisição de um computador ou para a adesão à Net por parte dos portugueses. O preço ou a falta de utilidade são as razões apontadas por aqueles que não pretendem fazê-lo.

O estudo baseou-se numa amostra de cerca de 6.000 indivíduos, residentes no Continente e com idades compreendidas entre os 15 e os 65 anos.

O OCT apresentou também ontem um outro estudo sobre a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação nas empresas portuguesas. Das empresas inquiridas (quase cinco mil), 80 por cento utilizam pelo menos um computador, e 55 por cento possui uma ligação à Internet.

Quanto à sua presença na Net, 25 por cento afirmam estar representadas. O inquérito mostra ainda que a adesão às novas tecnologias é maior nos sectores dos transportes, comunicações e serviços e principalmente entre empresas de maior dimensão (100 ou mais trabalhadores).

< Notícia anterior
Mais pistas sobre vida em Marte
Notícia Seguinte >>
Fusão entre AOL e Time Warner aprovada


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação