 |
Relacionados |
|
CE recusa fazer alterações nas licenças UMTS
CE prolonga programa de incentivos à I&D até 2005
Cibercrime: CE propõe penas de prisão
UE: nova lei lança dúvidas sobre privacidade
CE investiga o .NET Passport da Microsoft
UE aprova impostos para transacções na Internet
Introdução ao PHP 13 Ago 2002
Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 14 Ago 2002
Linguagem Java Conceitos Básicos 15 Ago 2002
Manutenção Geral da Casa 15 Ago 2002
|
 |
A Comunidade Europeia (CE) vai criar um organismo encarregado da segurança nas redes electrónicas, que irá integrar um sistema de "defesa" contra ataques informáticos.
Os quinze estados-membros da Comunidade Europeia acordaram a criação de um grupo de trabalho sobre Cibersegurança - o Ciber Security Task Force (CSTF) -, que deverá entrar em funcionamento no prazo máximo de um ano.
Este organismo deverá funcionar como um centro de competências em matéria de segurança, com o objectivo de desenvolver um sistema europeu de alerta para os casos de ataques informáticos.
Até 2006, a CE pretende lançar uma "cultura de segurança" no que diz respeito aos produtos e serviços de informação e telecomunicações. Entre as medidas previstas estão a elaboração e aplicação de um código de boas práticas por parte das empresas, assim como um plano de comunicações seguras para intercâmbio de informações confidenciais, a levar a cabo pelos estados-membros e pela Comissão Europeia.
Além disso, a rede europeia de cibersegurança prevê igualmente que tanto o sector privado como os estados-membros desenvolvam "soluções inter-operacionais" para transacções como a assinatura electrónica e os pagamentos on-line.
Integrada no âmbito do Plano e-Europe 2005, esta medida será aprovada no Conselho Europeu de Sevilha, que decorre naquela cidade espanhola entre os dias 21 e 22 de Junho.
|