 |
Relacionados |
|
David Beckham Soccer na PlayStation 2
Jogadores famosos no FIFA 2001
2002 FIFA World Cup chega a Portugal
FIFA 2001 em Portugal
A Utilização do Terminal Remoto 22 Out 2002
Construção de Páginas Internet I 22 Out 2002
Utilização do Microsoft Word 2000 22 Out 2002
Introdução ao Mp3 22 Out 2002
|
 |
A Sony Computer Entertainment Europe (SCEE) está a ser processada pelo Ajax, PSV e Feyenoord, as três principais equipas do campeonato holandês de futebol.
Em causa está o jogo da Sony "This is Football 2002", no qual os três clubes dizem ter sido usada "indevidamente" a sua marca. Por esse motivo, exigem que as vendas sejam suspensas e que o lançamento da versão 2003 na Holanda, previsto para o Outono, seja impedido pelos tribunais.
De acordo com o advogado dos clubes, Sven Klos, o jogo inclui imagens das camisolas de Ajax, PSV e Feyenoord - todas elas com marca registada - e imagens de jogadores que cederam todos os direitos de imagem aos clubes.
A SCEE terá respondido que tem um acordo com a federação profissional de futebol da Holanda, a FIFPro, que a autoriza a utilizar as imagens dos atletas no seu jogo. Mas o advogado dos clubes, em declarações à ZDNet UK, defende que a federação não tem competência nesta matéria e que as três equipas têm contratos com a Electronic Arts, distribuidor de jogos americano, que é concorrente da Sony.
O estabelecimento de acordos com os clubes para utilização das suas imagens é uma prática comum no universo dos videojogos e tem-se tornado num negócio rentável para as principais equipas de futebol.
Para evitar conflitos que possam prejudicar o lançamento ou mesmo as vendas de jogos, os ditribuidores conseguem acordos de direitos de imagem durante vários anos, mas os vários interesses envolvidos no mundo do futebol - que incluem clubes, federações, jogadores, empresários, estações de televisão e grandes multinacionais - trazem dificuldades adicionais para a concretização destes processos.
|