DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

27 Mai 2002 por Paulo Jorge Dias  
Oferta de ADSL da PT Comunicações suspensa

A Anacom determinou a suspensão da oferta grossista de ADSL da PT Comunicações, por suspeitas de violação do princípio da não discriminação previsto no regulamento de telecomunicações.

 

Relacionados Relacionados

TV por cabo atinge os 1,2 milhões de assinantes

PT aumenta o acesso ao lacete local

Anacom reduz preços dos circuitos alugados

Anacom vai reunir com os quatro operadores móveis

TDT adiada até 2003

EDP/Optimus: Anacom dá parecer positivo ao negócio


DIGITO Formação Digito Formação

Os Jogos 4 Jan 2003

A Utilização do Terminal Remoto 4 Jan 2003

ASP Avançado 4 Jan 2003

Introdução ao Mp3 4 Jan 2003

 

 

Foi suspensa, por determinação da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), a oferta grossista de ADSL da PT Comunicações.

Segundo a autoridade reguladora do mercado de telecomunicações, foram detectados indícios de violação do princípio da não discriminação, estabelecido pelo Regulamento de Exploração de Redes Públicas de Telecomunicações.

"De acordo com o regulamento citado, aos operadores que exploram redes públicas de telecomunicações é exigido que garantam, na sua rede, 'em condições de igualdade, transparência e não discriminação, o acesso à rede mediante adequada remuneração' ", referiu a Anacom em comunicado.

Na origem da decisão está, segundo a Anacom, "a eventual inexistência de pré-aviso de lançamento" da oferta grossista de ADSL, o que levou aquele organismo a recomendar que sejam evitadas "situações de distorção da concorrência".

Assim sendo, a PT Comunicações fica "obrigada a informar de imediato a Anacom sobre a observação do estabelecido da referida norma legal". E no caso de ser provado que a referida norma não foi respeitada, a empresa do grupo PT terá que "comunicar imediatamente aos interessados que a oferta só produzirá efeitos 30 dias úteis depois do momento em que todos eles tenham conhecimento do pré-aviso".

A Anacom tomou a decisão com base numa queixa apresentada pela Oni Telecom em 23 de Maio, onde acusava a PT de não lhe ter comunicado o lançamento da oferta. Entretanto, outros operadores como a Novis, avançaram com queixas na Anacom, acusando a PT de não utilizar um princípio de igualdade ainda em relação ao lançamento da oferta ADSL.

Nomeadamente, era referido o caso da Telepac, que segundo a Novis estaria a efectuar testes ao serviço junto dos clientes, aos quais teria alegadamente proposto a contratualização dos seus serviços, com base nos preços grossistas da PT Comunicações.


 

Tecnologia Tecnologia

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004

Boeing abandona os planos para o Sonic Cruiser


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

China: sucesso no quarto lançamento espacial

Nasce o primeiro bebé humano por clonagem


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China