DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

5 Mar 2001 por Rui Marques Guerra  
Napster joga última cartada

Tentando jogar na antecipação, o advogado do Napster, David Boies, anunciou na passada sexta-feira um sistema de filtragem dos ficheiros MP3 que permite bloquear as músicas protegidas pelos direitos de autor.

 

Relacionados Relacionados

Proposta do Napster é 'marketing'

Juíza ordena suspensão do Napster

Napster mantém-se de pé

Napster continua em funcionamento

Tribunal pode encerrar Napster hoje


DIGITO Formação Digito Formação

Introdução à Internet 6 Fev 2003

A Ligação à Internet 6 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 6 Fev 2003

eCommerce 9 Fev 2003

 

 

Tentando jogar na antecipação, o advogado do Napster, David Boies, anunciou na passada sexta-feira um sistema de filtragem dos ficheiros MP3 que permite bloquear as músicas protegidas pelos direitos de autor, e que deveria ser implementado ainda durante o fim-de-semana que passou.

No entanto, e de acordo com a Associated Press, o sistema ainda não foi aplicado, pelo que os fãs do Napster aproveitaram para, na tarde de Domingo, partilharem cerca de 2,2 milhões de ficheiros MP3 num dos vários servidores que ''alimentam'' o serviço.

Este sistema é o último argumento apresentado pela Napster na tentativa de evitar o encerramento do seu serviço de troca de ficheiros MP3. A decisão final estava prevista para a passada sexta-feira, dia 2 de Março, mas a juíza Marilyn Hall Patel - encarregada pelo 9.º Tribunal de Recursos de São Francisco de reformular a sua decisão inicial, tomada em Julho de 2000, de ''obrigar'' o Napster a bloquear as músicas pertencentes às principais editoras discográficas, protegidas por direitos de autor - adiou uma vez mais a deliberação definitiva.

Até ao momento, e de acordo com a decisão de Fevereiro último do 9.º Tribunal de Recursos de São Francisco (que também atribuiu às editoras discográficas a responsabilidades de indicar quais as músicas que estão a ser trocadas ilegalmente), já foram identificados pelas principais editoras cerca de 5600 títulos, o que é um número manifestamente reduzido se tivermos em conta que no serviço Napster estão disponíveis vários milhões de ficheiros MP3.

A RIAA ainda não reagiu a este anúncio, mas alguns analistas levantam muitas dúvidas relativamente ao funcionamento deste sistema de filtragem que, de acordo com Boies, deverá bloquear cerca de um milhão de ficheiros.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China