DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

22 Fev 2001 por Rui Marques Guerra  
Proposta do Napster é 'marketing'

Esta foi a reacção ao valor apresentado pela Napster, 220 milhões de contos, para que as empresas discográficas abandonem o litígio em tribunal por violação dos direitos de autor.

 

Relacionados Relacionados

Napster quer pagar uma fortuna


DIGITO Formação Digito Formação

Introdução à Internet 6 Fev 2003

A Ligação à Internet 6 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 6 Fev 2003

eCommerce 9 Fev 2003

 

 

Esta foi a reacção unânime ao valor apresentado pela Napster , 220 milhões de contos, para que as empresas discográficas abandonem o litígio em tribunal por violação dos direitos de autor.

De facto, as principais editoras discográficas que processaram a Napster por alegada violação dos direitos de autor consideram a proposta apresentada na passada terça-feira, 22 de Fevereiro, como uma autêntica ''jogada de marketing''.

É o caso da Universal Music Group , que num comunicado citado pela CNET, afirmou que cabe à Napster a ''responsabilidade de apresentar à comunidade criativa um modelo de negócio legítimo e um sistema que proteja os nossos artistas e os seus direitos de auto''. A editora detida pela Vivendi Universal acrescenta ainda que ''nada do que ouvimos no passado e do que foi divulgado hoje (ontem) sugere que estejamos sequer perto de cumprir essa tarefa''.

Também a Sony Music Entertainment não foi ''meiga'' para a Napster. ''É óbvio para qualquer pessoa que siga com atenção o mercado musical que os números apresentados pela Napster na terça-feira não fazem sentido para uma indústria de 40 mil milhões de dólares'', referiu a empresa em comunicado.

Das cinco grandes editoras que processaram a Napster, e retirando, naturalmente, a Bertelsmann (devido ao acordo de parceria assinado em Novembro), a EMI foi a que adoptou uma postura menos relutante, tendo referido que ''se existir um modelo de negócio atraente e convincente, poderemos estar interessados em participar'' afirmou um porta-voz da empresa à CNET.

O timming escolhido para a apresentação da proposta também foi criticado, dado que a conferência de imprensa ocorreu um dia antes da cerimónia de entrega dos Grammy , o maior evento da indústria discográfica.

A Napster pretende pagar 150 milhões de dólares por ano às cinco maiores editoras e 50 milhões de dólares a dividir pelas editoras independentes. Desta forma as editoras podem pagar aos artistas os copyrights pela troca das suas músicas na rede Napster. Mas, para conseguir estes montantes, irá cobrar uma taxa de adesão aos utilizadores do seu software, tendo já no seu site hipóteses dos preços a praticar.

Assim, para conseguir pagamentos anuais na ordem de 200 milhões de dólares, a Napster está a pensar em modalidades de pagamento a cobrar aos seus utilizadores. Numa versão de número limitado de downloads, os utilizadores do Napster pagariam entre 650 escudos e 1100 escudos por mês. Se optassem por uma modalidade sem restrições de número de downloads pagariam entre 1300 e 2200 escudos. A transição para tornar o serviço gratuito do Napster em serviço pago seria feito por etapas.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China