 |
Relacionados |
|
Proposta do Napster é 'marketing'
Juíza ordena suspensão do Napster
Napster continua em funcionamento
Napster quer pagar uma fortuna
Introdução à Internet 6 Fev 2003
A Ligação à Internet 6 Fev 2003
Como Configurar o Setup do PC 6 Fev 2003
eCommerce 9 Fev 2003
|
 |

Os advogados do Napster e da indústria discográfica vão se defrontar hoje novamente em tribunal, e existe a possibilidade da juíza ordenar o encerramento da rede do Napster.
De novo a Napster pode ser algo de uma nova providência cautelar que obrigue ao encerramento do serviço. A juíza Patel que preside ao julgamento pode emitir nova ordem, só que desta vez exigindo que na rede do Napster seja impedida a troca de mp3 que estejam identificados pelas editoras discográficas sujeitos a direitos de autores, o que está de acordo com a decisão do tribunal de apelos.
O problema surge do ponto de vista técnico, pois a forma como os ficheiros são trocados torna difícil qualquer identificação se os ficheiros são ilegais ou não. Se a juíza tomar esta decisão, a Napster ver-se-ia forçada a fechar o seu serviço pois não seria possível acatar a ordem do tribunal e continuar em funcionamento.
A juíza Marilyn Hall Patel, do tribunal Federal de São Francisco, ordenou em Julho a suspensão temporária de parte do serviço da Napster, até uma decisão final no litígio que opõe a Napster à Associação da Indústria Discográfica dos Estados Unidos (RIAA). Mas ao chegar a hora limite dada pelo tribunal para encerrar o seu serviço, a Napster conseguiu que um tribunal de apelos suspendesse a ordem de encerramento.
Embora seja possível o cenário do encerramento muitos advogados acreditam que a juíza não se vai precipitar novamente (uma vez que o tribunal de apelos já revogou a sua decisão uma vez), e dará um prazo mais alargado.
|