 |
Relacionados |
|
Espanha verifica antenas de transmissão
UMTS: estações-base monitorizadas no Reino Unido
Austrália: radiação dos telemóveis em análise
Introdução à Produção de Conteúdos para Televisão Interactiva 30 Mar 2002
PhotoShop 6 30 Mar 2002
Linguagem SQL 30 Mar 2002
Introdução ao Linux 31 Mar 2002
|
 |
Segundo a Reuters, uma pesquisa realizada em nove cidades do mundo revelou que a utilização frequente de aparelhos electrónicos como telemóveis e GameBoys, está a promover um desenvolvimento muscular acentuado nos polegares dos jovens com idade inferior a 25 anos.
Na opinião dos responsáveis pela pesquisa, os resultados obtidos são uma prova de que a tecnologia pode ser a causa de modificações físicas, confirmando as suspeitas de casos anteriormente apontados em outras circunstâncias.
Sadie Plant, autora do estudo em questão, é de opinião que a tecnologia e os utilizadores apresentam uma relação mútua, uma vez que ambos estão constantemente a modificarem-se um ao outro. Plant afirma que ''o facto dos nossos polegares operarem de maneira diferente dos outros dedos é uma das coisas que nos distingue como seres humanos''.
A autora passou cerca de seis meses na recolha de dados junto de utilizadores de telemóveis em importantes capitais do mundo, fazendo atenção ao facto de que os mais jovens utilizavam os dois polegares para digitar no teclado do telemóvel com grande rapidez, sem praticamente olhar para ele.
No Japão este caso é ainda mais marcante, uma vez que a nova geração se auto define como a geração do polegar.
Sadie Plant já foi a autora de três livros que estudam o impacto da tecnologia na sociedade, para além de ser a fundadora da Cybernetic Culture Research Unit na Universidade de Warwick.
|