|
Relacionados |
|
BullGuard lança solução de segurança para P2P
Symantec anuncia Norton Personal Firewall 2003
LaGrande: tecnologia de segurança nos chips Intel
Encriptação PGP com falha de segurança
A Ligação à Internet 20 Fev 2003
Introdução à Internet 20 Fev 2003
Como Configurar o Setup do PC 20 Fev 2003
Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003
|
|
Desenvolvido em conjunto pela The National Science Foundation e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), o sistema Iris (Infrastructure for Resilient Internet Systems) tem como objectivo principal a implementação de uma Web mais segura, livre dos problemas de segurança que actualmente existem.
Os envolvidos no projecto afirmam que o tradicional sistema cliente-servidor para a distribuição de informação sofre "problemas de segurança e performance quando sujeitos a correr aplicações complexas em redes WAN (Wide Area Networks)".
Tendo isto em consideração, o sistema Iris, que utiliza conceitos de computação distribuída como a descentralização e a redundância, poderá ser utilizado para a criação de uma rede com nodes mais seguros, que funcionam de maneira independente e que não necessitam de administração.
Os dados que ficarão armazenados na rede apresentarão uma assinatura digital e serão várias vezes copiados em outros nodes para garantir que não haja nenhum tipo de falha. Além disso, a rede será auto-configurável permitindo adicionar ou remover nodes sem necessidade de intervenção humana, fazendo também, de forma automática, o balanceamento de carga na rede.
A equipa envolvida no projecto, que conta com um investimento de 12 milhões de dólares, também está a desenvolver técnicas que permitirão às aplicações correrem com a mesma performance em nodes controlados por hackers, além da utilização de tecnologia DHT (Distributed Hash Table) que garante a integridade dos dados armazenados.
|