Publicidade
 
Digito Comente a nova Digito!
Digito
  PESQUISA  

4 Jan 2002 por Paulo Jorge Dias  
O Melhor de Dezembro

O Natal é cada vez mais a época das compras e Dezembro foi um mês em cheio para o comércio electrónico, com as vendas on-line a baterem recordes.

 

 

Dezembro é tradicionalmente o mês de festas, de balanços anuais e das compras de Natal. Este ano correu particularmente bem às lojas e shoppings on-line, com o comércio electrónico a bater recordes, principalmente nas compras de última hora.

O mês ficou também marcado pelo lançamento dos primeiros serviços pagos de música digital. Musicnet e Pressplay foram "para o ar" e espera-se para os próximos meses o reaparecimento do Napster.

Aqui "em casa", Dezembro foi um mês gordo, com a estreia da nova Digito e o Dossier Especial 2001, uma prenda para os nossos leitores, onde lhes contámos tudo o que de mais importante se passou no universo tecnológico durante o primeiro ano do século XXI.

Internet

No mês de todos os acertos de contas, um primeiro balanço do tráfego na Internet revela que 2001 não foi muito diferente de 2000, com o portal da AOL a manter-se na liderança, seguido da Yahoo e MSN.

Em Dezembro ficámos a saber que alguns vírus se escondem em postais de Natal e que o Sircam foi o responsável pelo maior número de ataques. Mas o "anuário virologia informática" não fica completo sem dois novos vírus surgidos este mês: Gokar e Reezak.

As contas de 2001 mostram igualmente que a palavra mais pesquisada no portal Google durante o ano foi Nostradamus e que a utilização do Linux na Internet continua abaixo do 1 por cento.

Em Dezembro foi desencadeada a operação Buccaneer com objectivo de eliminar o grupo de hackers DrinkorDie e um estudo revelou que o envio de spam vai crescer 45 por cento em 2002.

No mês em que se começou a falar no buraco negro da Internet, o Yahoo lançou um novo canal de música, foi reforçado o acesso gratuito à Net nas bibliotecas portuguesas e a Boeing foi autorizada a avançar com o seu projecto de Internet a bordo.

Telecomunicações

Os clientes da Portugal Telecom devem ter pensado que o Natal tinha chegado mais cedo, quando souberam que o tribunal tinha dado razão à Deco, no processo relativo à taxa de activação. A deliberação judicial prevê o reembolso dos consumidores, mas como o operador interpôs recurso, talvez no próximo Natal haja novidades.

Em Dezembro, o ICP voltou a estar em destaque, primeiro ao aprovar um projecto que estabelece reduções nas tarifas entre operadores, nas ligações fixo-móvel e móvel-móvel e, mais tarde, ao viabilizar a portabilidade para os números móveis.

A demissão do primeiro-ministro e as eleições antecipadas poderão trazer novidades para o sector. Para já, fica adiada qualquer decisão sobre a venda da rede fixa à PT assim como a nomeação do novo presidente do ICP-Anacom.

Já no final do mês, soube-se que Portugal foi considerado infractor no lacete local, supostamente devido a um erro da Comissão Europeia.

Lá fora, o mês trouxe novidades para as comunicações móveis de terceira geração, com a primeira chamada internacional através da rede UMTS e a primeira rede 3G activada na Europa, através dos testes efectuados no principado do Mónaco.

O i-mode começou a ser testado na Europa pela empresa KPN e outro gigante europeu, a francesa Wanadoo, é acusada de cobrar o serviço ADSL abaixo do preço de custo e está a ser alvo de uma investigação por parte da Comissão Europeia.

Para os utilizadores incondicionais do telemóvel, houve duas notícias importantes: uma boa (muito boa) e outra má. Por um lado, as coelhinhas da Playboy chegaram ao telemóvel - apesar de, para já, ser apenas a preto e branco - e, por outro lado, centenas de temas musicais foram banidos dos toques de telemóvel, por ordem da editora discográfica EMI.

Avanços e descobertas científicas

Num mês em que se cometem todo o tipo de abusos alimentares, é sempre bom saber destas coisas: foi descoberta uma hormona responsável pela regulação do apetite nos humanos. Que é como quem diz "Adeus dietas, olá hormonas".

Houve igualmente desenvolvimentos em relação ao genoma, com a detecção de várias discrepâncias no cromossoma 20.

No espaço, a sonda Mars Odyssey fez a sua primeira grande descoberta, ao detectar grandes depósitos de hidrogénio nos pólos de Marte, planeta onde foram descobertas algumas mudanças climatéricas.

De volta à Terra, ficamos a saber em Dezembro que o ano 2001 foi o segundo mais quente da História.

Novidades tecnológicas

Não era propriamente uma novidade, mas as suspeitas confirmaram-se. A tão aguardada e revolucionária Ginger era, afinal, uma tronineta motorizada.

Entre as novidades tecnológicas do mês, destaque para o Cossack, um sistema de computadores desenvolvido nos Estados Unidos para combater os ataques DoS (Denial of Service).

Dezembro trouxe boas notícias para os LEDs (díodos emissores de luz), que 30 anos após a sua invenção poderão ganhar um novo protagonismo ao poderem substituir as comuns lâmpadas.

O Kanguru5 in 1, um aparelho que se liga ao PC através de uma porta USB, e permite a leitura de cinco tipos de cartões de memória foi outra das novidades, no mesmo mês em que alguns fabricantes começaram a vender computadores equipados com Pentium 4 com DDR SDRAM, através da Web.

E-Business

Com o aproximar do fim do ano multiplicaram-se os balanços, resultados e previsões para os 12 meses seguintes. Assim, em Dezembro ficamos a saber que foram à falência mais de 700 dotcom em apenas 2 anos e que os investimentos em TI, nos Estados Unidos, caíram mais de 5 por cento.

Os mês ficou marcado por outros reflexos da crise que atinge o sector: as vendas de chips desceram 33 por cento; a Motorola anunciou o despedimento de 9 mil trabalhadores; várias empresas tecnológicas foram retiradas do Nasdaq; a Adobe registou lucros abaixo do previsto, o que poderá levar a despedimentos e a Excite@Home deixou os seus assinantes de cabo sem Internet em mais uma etapa da sua imparável queda.

Mas nem tudo foram más notícias. A 12 de Dezembro, o governo lançou a PME Digital, uma iniciativa que envolve 20 milhões de euros (ou quatro milhões de contos). Resta saber se o projecto vai resistir às eleições do próximo mês de Março.

Nos jogos, o Natal foi generoso para a Sony, com a consola PlayStation2 a liderar as vendas de Natal e com os jogos para as consolas da Sony no topo da lista dos mais vendidos.

Dezembro foi igualmente um mês de grandes negócios, anunciados mas ainda não concretizados. Nos Estados Unidos a Comcast e a AT&T vão fundir-se para criar um gigante do cabo, enquanto a Yahoo conseguiu vencer a corrida para compra do portal de emprego HotJobs.

Outro gigante, a Sony, está empenhada na compra do maior ISP do Japão, com o objectivo de passar a fornecer Internet em banda larga para o mercado nipónico.

Entretanto, no mais recente capítulo da "novela" fusão HP/Compaq, o principal accionista da Hewlett-Packard disse não ao negócio e criou ainda mais dificuldades à concretização da fusão.

Polémicas e Curiosidades

Apesar da época festiva, as polémicas no sector tecnológico optaram por não ir de férias. Dezembro ficou marcado por questões controversas como a Lanterna Mágica, a nova tecnologia utilizada pelo FBI para a vigilância de computadores.

O FBI esteve ainda em destaque por causa do vírus Badtrans e da possibilidade da agência governamental americana vir a utilizar nas suas investigações os dados que o worm "surripia". Do outro lado do mundo, na Austrália, o jogo Grand Theft Auto 3 foi proibido depois das autoridades terem considerado o conteúdo gráfico do jogo violento.

A Adobe esteve envolvida numa das polémicas do mês, ao ver-se impedida de distribuir o seu programa Indesign, por ordem de um tribunal americano. Um outro processo que envolve aquela empresa poderá estar próximo do fim, depois das autoridades americanas se terem mostrado disponíveis para desistir das acusações contra o programador russo Dmitry Skilyarov.

Mudando para temas mais simpáticos e apropriados à época, Dezembro foi um mês cheio de curiosidades. Este ano, a rainha de Inglaterra optou por enviar os tradicionais votos de boas festas por SMS.

De Espanha chegaram duas novidades "revolucionárias". A primeira dava conta de uma máquina para lavar cães e gatos enquanto a segunda dizia respeito a um concurso que promete mudar radicalmente o conceito de "lançamento de telemóvel".

O anunciado lançamento comercial do robot que se alimenta de lesmas e o homem que foi preso por e-mail fecham o ciclo de curiosidades do mês.

No capítulo dos aniversários, destaque para os 100 anos da primeira ligação wireless, realizada pelo italiano Guglielmo Marconi, em 12 de Dezembro de 1901.

E agora que se acabaram as festas, o melhor mesmo é esquecer os quilos a mais, voltar ao trabalho e esperar que o novo ano seja melhor do que 2001.


 

Tecnologia Tecnologia

O Melhor de Dezembro

Telemóveis: Portugal tem 7,6 milhões de clientes


Software Software

Patch para o Internet Explorer causa nova falha

Programa ajuda médicos a decidir tratamentos


Jogos Jogos

30 anos da Atari para a PlayStation

Electronic Arts lança Devil May Cry para a PS2


Ciência Ciência

Astrónomos estudam mistério dos raios cósmicos

Ovelha Dolly com problema de artrite


E-business E-business

Euro: os próximos três meses são cruciais

Rei dos Casinos aposta na Internet