DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

2 Ago 2002 por Paulo Jorge Dias  
Vendas de portáteis sobem mas PCs descem

Os números relativos ao segundo trimestre de 2002 revelam que as vendas de portáteis subiram 6,1 por cento, enquanto nos PCs se registou uma queda de quase 1 por cento.

 

Relacionados Relacionados

Compaq vende por engano portáteis a 1 cêntimo

Dell apresenta novos portáteis com Pentium 4-M

PCs ultrapassam barreira dos mil milhões

Dell lança "mini-portátil" Latitude X200


DIGITO Formação Digito Formação

ASP Avançado 12 Ago 2002

Introdução a Redes 12 Ago 2002

Introdução ao PHP 13 Ago 2002

Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 14 Ago 2002

 

 

Cerca de 6,9 milhões de computadores portáteis foram comercializados em todo o mundo, durante o segundo trimestre deste ano, mais 6,1 por cento que em igual período de 2001, quando as vendas se ficaram pelas 6,5 milhões de unidades.

Em contrapartida, os últimos dados divulgados pela empresa de estudos de mercado Gartner, apontam para uma quebra de 1 por cento nas vendas de computadores desktop.

Entre os motivos apontados para os bons resultados dos portáteis, estão os novos modelos que, a partir de Março, grande parte dos fabricantes lançou no mercado.

Praticamente todas as marcas introduziram modelos equipados com processadores Pentium 4 a 2GHz - ou superior - e vendidos a preços entre os 1.400 dólares (1.429,14 euros) e os 2.000 dólares (2.041,64 euros).

No topo da lista de fabricantes, Dell e a HP (que concluiu a fusão com a Compaq em Maio) estão praticamente empatadas, sendo que a empresa de Michael Dell leva ligeira vantagem.

Com uma quota de mercado de 14,9 e 1,02 milhões de unidades vendidas, a Dell é seguida de muito perto pela rival HP, que terminou o trimestre com 14,7 por cento do mercado e vendas de 1,01 milhões de unidades.

Seguem-se a Toshiba, em terceiro, com o maior índice de crescimento do trimestre graças às 885 mil unidades comercializadas - uma subida de 11,4 por cento em relação ao mesmo período de 2001 -, que lhe garantiu uma quota de mercado de 12,8 por cento. A IBM é quarta com uma quota de 10,7 por cento e a Sony é quinta com 7,1 por cento.

As previsões da Gartner apontam para que estes resultados, acima do que que era esperado, continuem a crescer até ao final deste ano.


 

Tecnologia Tecnologia

Microsoft e FTC chegam a acordo sobre o "Passport"

AMD revela chip de memória flash de baixo consumo


Software Software

123 Password Recovery 3.01a

Microsoft Money 2003


Jogos Jogos

Sony processada por três equipas de futebol

Halo 2 para a Xbox apresentado oficialmente


Ciência Ciência

Teoria da Relatividade de Einstein posta em causa

IBM fabrica microscópio mais preciso do mundo


E-business E-business

Público admite cobrar por acesso a edição on-line

Cadeia de supermercados Tesco lança m-commerce


Telecomunicações Telecomunicações

MMS: 80 por cento abaixo das previsões

TMN com roaming de serviços GPRS em Espanha