 |
Relacionados |
|
Compaq vende por engano portáteis a 1 cêntimo
Dell apresenta novos portáteis com Pentium 4-M
PCs ultrapassam barreira dos mil milhões
Dell lança "mini-portátil" Latitude X200
ASP Avançado 12 Ago 2002
Introdução a Redes 12 Ago 2002
Introdução ao PHP 13 Ago 2002
Microsoft Outlook 2000 - Organização e Comunicação Pessoal 14 Ago 2002
|
 |
Cerca de 6,9 milhões de computadores portáteis foram comercializados em todo o mundo, durante o segundo trimestre deste ano, mais 6,1 por cento que em igual período de 2001, quando as vendas se ficaram pelas 6,5 milhões de unidades.
Em contrapartida, os últimos dados divulgados pela empresa de estudos de mercado Gartner, apontam para uma quebra de 1 por cento nas vendas de computadores desktop.
Entre os motivos apontados para os bons resultados dos portáteis, estão os novos modelos que, a partir de Março, grande parte dos fabricantes lançou no mercado.
Praticamente todas as marcas introduziram modelos equipados com processadores Pentium 4 a 2GHz - ou superior - e vendidos a preços entre os 1.400 dólares (1.429,14 euros) e os 2.000 dólares (2.041,64 euros).
No topo da lista de fabricantes, Dell e a HP (que concluiu a fusão com a Compaq em Maio) estão praticamente empatadas, sendo que a empresa de Michael Dell leva ligeira vantagem.
Com uma quota de mercado de 14,9 e 1,02 milhões de unidades vendidas, a Dell é seguida de muito perto pela rival HP, que terminou o trimestre com 14,7 por cento do mercado e vendas de 1,01 milhões de unidades.
Seguem-se a Toshiba, em terceiro, com o maior índice de crescimento do trimestre graças às 885 mil unidades comercializadas - uma subida de 11,4 por cento em relação ao mesmo período de 2001 -, que lhe garantiu uma quota de mercado de 12,8 por cento. A IBM é quarta com uma quota de 10,7 por cento e a Sony é quinta com 7,1 por cento.
As previsões da Gartner apontam para que estes resultados, acima do que que era esperado, continuem a crescer até ao final deste ano.
|