 |
Relacionados |
|
Portáteis Compaq ''Inflamáveis''
Compaq Portugal com crescimento de 15 por cento
Compaq já vendeu dois milhões de iPaqs
A Utilização do Terminal Remoto 5 Mar 2003
Os Jogos 5 Mar 2003
Introdução ao Mp3 5 Mar 2003
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
|
 |
Centenas de cibernautas compraram, através do site da Compaq Austrália, um modelo da gama de portáteis Presario pelo preço de um cêntimo australiano [ao câmbio actual, 1 dólar australiano equivale a cerca de 0,60 euros].
A empresa admite que processou os pagamentos dos seus clientes, mas recusa agora concretizar a transacção e anulou todas as vendas efectuadas àquele preço, alegando que houve um engano na afixação dos preços no seu site.
"Uma vez que se tratou de um erro, a Compaq cancelou todas as encomendas. Nos casos em que os clientes pagaram um cêntimo, a empresa irá reembolsá-los", refere um comunicado divulgado pela Compaq Austrália.
A empresa refere ainda que "não é razoável assumir que aqueles preços estavam correctos e se tratavam se uma promoção", apresentando um pedido de desculpas aos consumidores enganados.
A decisão não agradou aos clientes, que acusam a Compaq de desprezar os regulamentos do comércio naquele país. Gale Kennedy, responsável da Australian Consumers Association - associação que representa os consumidores australianos - explicou que a prática corrente no comércio convencional segue uma espécie de "política de boa vontade", que dá ao comerciante o direito de renegociar o preço com o cliente, no caso de existirem erros na afixação dos valores.
No entanto, uma vez que nas vendas on-line não existe interacção directa entre vendedor e comprador, não existe a possibilidade de fazer essa renegociação no acto de compra. "Caso tenha sido estabelecido o 'contrato' por determinado preço, a renegociação desse 'contrato' não poderá prejudicar o consumidor", disse Gale Kennedy, em declarações à ZDNet UK.
|