 |
Relacionados |
|
Hitachi e Mitsubishi anunciam parceria
Hitachi/NEC: joint venture perto do fim?
IBM e Telefonica Data celebram acordo
A Ligação à Internet 28 Dev 2002
Como Configurar o Setup do PC 28 Dev 2002
Introdução à Internet 28 Dev 2002
Edição Electrónica 28 Dev 2002
|
 |
A aliança entre a IBM e a Hitachi, respectivamente segunda e terceira maiores empresas no segmento de fornecedores de sistemas de bases de dados, engloba também a tomada de controlo do negócio de produção de discos rígidos da IBM, por parte da Hitachi, numa joint-venture que será dominada em 70 por cento pela empresa nipónica e em 30 por cento pela IBM.
Na parte do negócio relativo aos sistemas de bases de dados, as empresas propõem-se a desenvolver um sistema conjunto que consiga colocar termo ao domínio da EMC num sector que as empresas consideram ter uma enorme margem de progressão, apesar da acalmia registada no último ano - reflexo da crise instalada no segmento das novas tecnologias.
É devido a essa perspectiva de evolução no sector, que as empresas consideram importante desenvolver uma estratégia que as conduza à liderança de mercado. "Esperamos um grande crescimento neste segmento, mas com o aumento de competição no mercado, não vale a pena continuarmos a não ser que estejamos no topo", referiu em conferência de imprensa Etsuhiko Shoyama, Presidente da Hitachi.
Apesar da aliança estabelecida entre as empresas, os produtos da IBM e da Hitachi vão continuar a competir no mercado, sendo que ambas afirmaram esperar atingir a liderança de mercado, na sequência dos ganhos registados nos últimos meses.
"Nós estamos a lutar por uma parcela do mercado, eles estão a lutar por uma parcela de mercado", afirmou, de forma pragmática, Walter Raizner, responsável da IBM. "O que pretendemos é trabalhar de forma conjunta em componentes para sistemas a implementar no futuro, para de seguida, potenciar e utilizar esses componentes", concluiu Raizner.
Relativamente à parceria relacionada com os discos rígidos, ambas as empresas revelaram ainda ter de concluir as conversações, de forma a definir alguns detalhes, tais como o inicio da colaboração e o montante que a Hitachi deverá pagar pelos activos da IBM.
|