DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

20 Dez 2002 por Armindo Silva  
Nova lei europeia contra os chips nos tinteiros das impressoras

Uma nova lei aprovada pela União Europeia irá obrigar aos fabricantes de impressoras a não utilizar chips nos tinteiros das impressoras que, em alguns casos, impedem de serem novamente utilizados.

 

DIGITO Formação Digito Formação

Introdução à Internet 8 Fev 2003

A Ligação à Internet 8 Fev 2003

Como Configurar o Setup do PC 8 Fev 2003

Introdução ao ASP 9 Fev 2003

 

 

No passado dia 18 de Dezembro o Parlamento Europeu votou por unanimidade numa nova lei europeia, que irá proibir aos fabricantes de impressoras de incorporar chips nos tinteiros que impeçam sua reutilização.

Em alguns casos, os "smart" chips incluídos nos tinteiros comercializados pelos fabricantes impedem que sejam utilizados mais de uma vez.

Keith Moss, que lidera uma associação britânica para a reciclagem dos tinteiros, comentou ao Finantial Times que, tanto a HP quanto outros fabricantes de impressoras, introduziram estes chips que impedem a reutilização dos tinteiros.

Segundo Moss, as empresas que trabalham com a reciclagem destes tinteiros têm de utilizar chips fabricados por outras empresas para que possam novamente serem utilizados, o que torna o processo de reutilização muito mais caro.

Responsáveis da HP revelaram que a empresa não está preocupada com a nova lei europeia, uma vez que os seus tinteiros não foram projectados para evitar a reutilização.

Segundo os responsáveis, todos os tinteiros da empresa que são comercializados podem ser reutilizados, incluindo aqueles que possuem um "smart" chip instalado que permite funcionalidades tais como a medição do nível de tinta no seu interior. A HP afirma que menos de dez por cento dos cartuchos vendidos pela empresa contém estes "smart" chips.

O analista da empresa Salomon Smith Barney, Richard Gardner, afirmou que alguns tinteiros da HP incluem os "smart" chips para monitorizar o nível de tinta, mas estes não devem ser confundidos com os "clever chips" que são citados pela resolução da União Europeia.

A nova legislação da União Europeia deverá entrar em vigor em 2006.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China