 |
Relacionados |
|
Sonda Mars Odyssey chega a Marte
Sonda para estudar as explosões solares
Artigo: Duas novas missões aprovadas pela NASA
Atlas detalhado de Marte na Internet
Cinco novos meteoritos de Marte descobertos
Nova evidência de água em Marte
Descobertos depósitos de hidrogénio em Marte
Descoberto meteorito de Marte
A Utilização do Terminal Remoto 21 Fev 2003
Os Jogos 21 Fev 2003
Introdução ao Mp3 21 Fev 2003
Construção de Páginas Internet I 22 Fev 2003
|
 |
Na passada semana a NASA apresentou um novo mapa global de Marte, mostrando os resultados das medições dos níveis de incidência de raios cósmicos que chegam até a superfície do planeta.
Os dados foram recolhidos pelo sistema MARIE (Mars Radiation Environment Experiment) a bordo da sonda Mars Odyssey, utilizado para caracterizar os aspectos da radiação no planeta vermelho, tanto na sua superfície como na sua órbita. Também foram utilizados dados sobre as variações de altitude no relevo de Marte, que foram recolhidos pelo altímetro laser (MOLA) da sonda Mars Global Surveyor.
As diferentes cores presentes no mapa representam um valor médio anual para o qual cada célula humana seria atingida por uma partícula de raios cósmicos. Nas regiões com coloração verde temos regiões com um nível moderado, e as regiões a vermelho representam as áreas de maior risco.
Tendo isto em conta, os dados revelaram que as regiões de baixa altitude são as que têm os menores índices de radiação, consequência de uma maior camada atmosférica acima destas áreas.
Com este mapa a NASA começa a ter uma ideia mais concreta dos perigos da radiação em Marte para as tripulações de futuras missões, podendo planear melhor não só os sistemas de protecção, assim como a análise de um local de pouso dentro das regiões com níveis aceitáveis de radiação.
|