DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

28 Dez 2001 por Paula Cardoso  
Cientistas criam "pára-quedas" especial

Investigadores russos desenvolveram o airbag dos edifícios. Chama-se Life-Saver e assemelha-se a um volante de badminton.

 

Relacionados Relacionados

China: apresentado robot-serpente



DIGITO Formação Digito Formação

Introdução à Produção de Conteúdos para Televisão Interactiva 30 Mar 2002

PhotoShop 6 30 Mar 2002

Linguagem SQL 30 Mar 2002

Introdução ao Linux 31 Mar 2002

 

Investigadores russos desenvolveram o airbag dos edifícios. Chama-se Life-Saver e assemelha-se a um volante de badminton.

Quando necessário, a pessoa só tem que o colocar nas costas, saltar pela janela e imediatamente carregar num botão. Em menos de 10 segundos, o volante "abre-se" pelo mesmo mecanismo utilizado nos airbags dos automóveis.

Resultado: a pessoa "dirige-se" calmamente ao solo, envolta num material especial, à prova de choques. Desenvolvido por cientistas do Babakin Research Center (na Rússia), o Life-Saver foi pensado para situações de catástrofe como fogos ou tremores de terra.

"Todos o podem usar." - afirmam os inventores deste airbag especial - "Ao contrário do sky-jumping, não necessita de qualquer treino especial".

O dispositivo tem ainda outros pormenores que escapam à primeira vista. A começar pelo formato do cone que foi calculada de tal forma a que a velocidade da aterragem nunca dependa do peso inicial.

Quem cai (e na hora da aterragem) pode dar dois ou três saltos, mas a material especial para absorção de choques faz com que a vítima nunca se magoe. E este princípio tanto funciona para quem cai do primeiro como do quinto andar.

Depois, um material especialmente desenvolvido para a base, protege a espinal-medula das vítimas, uma das áreas mais desprotegidas e cruciais do corpo humano, em acidentes desta natureza.

O Life-Saver pesa 20 Kg e quando embrulhado, o volume não ultrapassa os 27 litros. A partir do momento que comece a produção em série (por enquanto só existe o protótipo) os criadores estimam que o preço ande à volta dos 300 dólares (aproximadamente 68 mil escudos ou 339.25 euros).


 

Tecnologia Tecnologia

Repórter robot para tempos de Guerra

Mais uma dentada no Carnívoro


Software Software

Internet Explorer 6: quase um terço do mercado

Microsoft parte para o "open-source"


Jogos Jogos

The Thing: baseado no filme de John Carpenter

Godzilla ataca na GameCube


Ciência Ciência

Polvo gigante pescado na Nova Zelândia

Uso de telemóveis desenvolve polegares


E-business E-business

e-Marketplaces europeus com receitas fracas

Philips e Dell: parceria de 5,7 mil milhões


Telecomunicações Telecomunicações

Vodafone lança chamadas grátis patrocinadas

Anacom aprova acordo entre OniWay e TMN