DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

27 Set 2002 por Armindo Silva  
Nokia 6650: compatível com o protocolo WCDMA

A Nokia anunciou o lançamento do seu 6650, um telemóvel compatível com as redes GSM e WCDMA, com capacidade para transmissão de dados a 128 kbps e gravação de vídeo com som.

 

Relacionados Relacionados

Ericsson ameaça abandonar parceria com Sony

Nokia prevê que MMS superem os SMS em 2005

Foto e vídeo digital com o Nokia 3650

Sony Ericsson P800 aberto a novas aplicações

Telemóveis multimédia podem impulsionar as vendas

Telemóveis mais antigos aumentam riscos de tumor

Nokia prevê mais vendas de telemóveis

Samsung revela primeiro telemóvel Smartphone 2002


DIGITO Formação Digito Formação

Linguagem Java – Conceitos Básicos 3 Dev 2002

Introdução ao Mp3 3 Dev 2002

A Utilização do Terminal Remoto 3 Dev 2002

Macromedia Flash 5 3 Dev 2002

 

 

A Nokia apresentou, ontem, o seu novo telemóvel 6650, que é compatível com as redes GSM 900/1800 além do protocolo WCDMA (Wideband Code Division Multiple Access).

De acordo com a Nokia, apesar da maior complexidade técnica do 6650 ao incorporar a interface rádio WCDMA, a comutação entre a mesma e o GSM será transparente ao utilizador, tendo em conta que o operador suporte o GSM e permita o handover de um para o outro protocolo.

Uma das vantagens da utilização do protocolo WCDMA é a possibilidade do Nokia 6650 poder funcionar com mais de uma sessão de dados em simultâneo, sendo possível ao utilizador, por exemplo, tirar uma fotografia digital e partilhá-la com outro utilizador ao mesmo tempo que fala com este.

O Nokia 6650 pesa 141 gramas e apresenta um ecrã colorido de 4.096 cores com uma resolução de 128 X 160 pixéis, com autonomia em stand by de 14 dias e mais de duas horas em conversação.

Este telemóvel apresenta 7 MB de memória dinâmica para armazenamento de dados como clips de vídeo, imagens, números de telefone, agenda e outras aplicações que podem ser instaladas.

O Nokia 6650 apresenta capacidade para gravação e reprodução de até 20 segundos de vídeo com som, numa resolução de 128x96; além de poder tirar fotografias digitais com resolução de 640x480 pixéis, estando incluído o software Nokia PC Suite que permite visualizar ou editar o conteúdo multimédia do telefone no PC.

O telefone pode conectar-se ao PC através de infravermelhos, cabo USB ou ainda utilizando a tecnologia wireless Bluetooth, que também é utilizada pelos auscultadores lançados para este telemóvel.

Esta capacidade de vídeo e imagem digital está também associada a possibilidade de envio de mensagens MMS para outros aparelhos que sejam compatíveis com a tecnologia, ou mesmo enviá-las para e-mails.

O Nokia 6650 deverá chegar aos mercados europeu e asiático durante o último trimestre deste ano, ficando dependente do suporte dos operadores ao WCDMA.


 

Tecnologia Tecnologia

Políticos espanhóis multados por navegar em site pornográfico

Grupo islâmico apela à Ciber-Guerra


Software Software

Advanced Registry Tracer 1.6

Microsoft: mais um bug compromete segurança


Jogos Jogos

Robotech: Battlecry na Europa em Fevereiro

Shadows of Undrentide: expansão para Neverwinter Nights


Ciência Ciência

Radiação causa problemas no gravador da Galileo

Ariane 5 preparado para o lançamento


E-business E-business

Roxio oficializa compra do Napster

Vodafone: aliança com fabricantes de computadores


Telecomunicações Telecomunicações

France Telecom reduz gastos com o 3G

Sony Ericsson: falta de novos modelos coloca empresa em risco