DIGITO
DIGITO
  PESQUISA  

9 Mai 2002 por Armindo Silva  
TMN: MMS e videofonia UMTS na Portugal Media

No certame Portugal Media, a TMN realizou a primeira demonstração de videofonia com telemóveis UMTS, além de demonstrar o serviço MMS que estará disponível dia 22 de Maio.

 

Relacionados Relacionados

Siemens e Motorola nos telemóveis 3G

i-mode chega aos Estados Unidos com o nome m-Mode

KDDI lança serviços para telemóveis UMTS

J-Phone adia lançamento dos serviços UMTS

Anacom aprova acordo entre OniWay e TMN


DIGITO Formação Digito Formação

Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003

Introdução ao ASP 7 Mar 2003

eCommerce 7 Mar 2003

MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003

 

 

No seu stand no certame Portugal Media, na Exponor, a TMN fez a demonstração de uma série de novas tecnologias de comunicação, onde não faltou a demonstração do serviço de mensagens multimédia MMS e a primeira demonstração de videofonia com terminais UMTS.

A demonstração da videofonia foi realizada com dois terminais protótipos da Mitsubishi, que foram adaptados de terminais iMode do Japão para utilização no UMTS europeu. A ligação foi efectuada por António Soares, administrador da TMN, que conversou durante alguns minutos com o também administrador Mendonça Ferreira, que se encontrava com um segundo terminal em Cascais.

As prestações da transmissão pareceu-nos interessante, mostrando uma boa qualidade de vídeo e som, apenas apresentando pequenas falhas na sincronia entre a imagem e o áudio em alguns momentos. Para a demonstração, a TMN montou uma estação base UMTS na Exponor, cobrindo assim aquela área, mas, segundo Carlos Roseiro, um dos responsáveis técnicos, a TMN espera alargar a cobertura da rede UMTS a toda a cidade do Porto dentro em breve.

Nada foi revelado em relação aos preços do serviço UMTS, sendo que responsáveis da TMN afirmaram que o público-alvo do serviço seriam os jovens com idades compreendidas entre os 20 e 30 anos com algum poder de compra.

Em relação a datas para comercialização do serviço, António Soares disse que permanece o compromisso com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) para o lançamento do UMTS até o final deste ano, tendo feito referência aos atrasos de entrega dos telemóveis de terceira geração, cujos fabricantes apontam a sua entrega para 2003. Estes terminais deverão ser comercializados a preços entre os 500 e os 600 euros.

Apesar de não referir preços, António Soares afirmou que a TMN espera que, por exemplo, o serviço de voz no UMTS tenha aproximadamente o mesmo preço das chamadas de voz efectuadas actualmente na rede GSM. Foi ainda dito que será bastante provável a implementação dos cartões pré-pagos no UMTS, para além das assinaturas.

Dentro do plano de negócios da TMN para o UMTS, António Soares disse que a "empresa espera, em 2004, que 30 por cento dos seus clientes estejam a utilizar o serviço".

Quando questionado em relação ao mercado português para os operadores UMTS, aquele administrador afirmou que "o quarto operador terá um desafio interessante", e citando estudos de mercado lembrou que um operador móvel só atinge a sua viabilidade económica quando consegue uma quota de mercado de 20 por cento.

A TMN também demonstrou o seu serviço de mensagens multimédia MMS, que já se encontra disponível, mas o seu lançamento oficial será no próximo dia 22 de Maio onde também serão anunciados os preços do serviço.

O serviço MMS (Multimedia Messaging Service) permite o envio de mensagens com diferentes tipos de conteúdo, que podem combinar som, texto, imagens e vídeo, e que podem ser enviadas para outros telemóveis compatíveis com MMS, uma funcionalidade disponibilizada via GSM e GPRS.

Para demonstração foi utilizado um telemóvel Sony Ericsson T68i, um terminal que utiliza a tecnologia Wireless Bluetooth além de ser compatível com GPRS, ao qual foi acoplada uma câmara digital para tirar algumas fotos que depois foram enviadas por MMS.


 

Tecnologia Tecnologia

Empresa americana quer impedir australianos de aceder à Internet

Mitsubishi anuncia gravadores de DVD a 16X para 2004


Software Software

Falha de segurança no Internet Explorer expõe dados do Clipboard

Sony e Matsushita optam pelo Linux em aparelhos electrónicos


Jogos Jogos

Add-on para Star Trek Starfleet Command III

Xbox sobe o volume de vendas este Natal


Ciência Ciência

Agência Espacial Europeia adia missão Rosetta

China: sucesso no quarto lançamento espacial


E-business E-business

Philips compra fabricante de chips wireless

Gateway/Pressplay: PCs comercializados com 2.000 músicas


Telecomunicações Telecomunicações

Acesso wireless pode ser limitado nos Estados Unidos

Mais de 200 milhões de utilizadores de telemóveis na China