 |
Relacionados |
|
Siemens e Motorola nos telemóveis 3G
i-mode chega aos Estados Unidos com o nome m-Mode
KDDI lança serviços para telemóveis UMTS
J-Phone adia lançamento dos serviços UMTS
Anacom aprova acordo entre OniWay e TMN
Construção de Páginas Internet I 7 Mar 2003
Introdução ao ASP 7 Mar 2003
eCommerce 7 Mar 2003
MS Project - Gestão e Planeamento de Projectos 7 Mar 2003
|
 |
No seu stand no certame Portugal Media, na Exponor, a TMN fez a demonstração de uma série de novas tecnologias de comunicação, onde não faltou a demonstração do serviço de mensagens multimédia MMS e a primeira demonstração de videofonia com terminais UMTS.
A demonstração da videofonia foi realizada com dois terminais protótipos da Mitsubishi, que foram adaptados de terminais iMode do Japão para utilização no UMTS europeu. A ligação foi efectuada por António Soares, administrador da TMN, que conversou durante alguns minutos com o também administrador Mendonça Ferreira, que se encontrava com um segundo terminal em Cascais.
As prestações da transmissão pareceu-nos interessante, mostrando uma boa qualidade de vídeo e som, apenas apresentando pequenas falhas na sincronia entre a imagem e o áudio em alguns momentos. Para a demonstração, a TMN montou uma estação base UMTS na Exponor, cobrindo assim aquela área, mas, segundo Carlos Roseiro, um dos responsáveis técnicos, a TMN espera alargar a cobertura da rede UMTS a toda a cidade do Porto dentro em breve.
Nada foi revelado em relação aos preços do serviço UMTS, sendo que responsáveis da TMN afirmaram que o público-alvo do serviço seriam os jovens com idades compreendidas entre os 20 e 30 anos com algum poder de compra.
Em relação a datas para comercialização do serviço, António Soares disse que permanece o compromisso com a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) para o lançamento do UMTS até o final deste ano, tendo feito referência aos atrasos de entrega dos telemóveis de terceira geração, cujos fabricantes apontam a sua entrega para 2003. Estes terminais deverão ser comercializados a preços entre os 500 e os 600 euros.
Apesar de não referir preços, António Soares afirmou que a TMN espera que, por exemplo, o serviço de voz no UMTS tenha aproximadamente o mesmo preço das chamadas de voz efectuadas actualmente na rede GSM. Foi ainda dito que será bastante provável a implementação dos cartões pré-pagos no UMTS, para além das assinaturas.
Dentro do plano de negócios da TMN para o UMTS, António Soares disse que a "empresa espera, em 2004, que 30 por cento dos seus clientes estejam a utilizar o serviço".
Quando questionado em relação ao mercado português para os operadores UMTS, aquele administrador afirmou que "o quarto operador terá um desafio interessante", e citando estudos de mercado lembrou que um operador móvel só atinge a sua viabilidade económica quando consegue uma quota de mercado de 20 por cento.
A TMN também demonstrou o seu serviço de mensagens multimédia MMS, que já se encontra disponível, mas o seu lançamento oficial será no próximo dia 22 de Maio onde também serão anunciados os preços do serviço.
O serviço MMS (Multimedia Messaging Service) permite o envio de mensagens com diferentes tipos de conteúdo, que podem combinar som, texto, imagens e vídeo, e que podem ser enviadas para outros telemóveis compatíveis com MMS, uma funcionalidade disponibilizada via GSM e GPRS.
Para demonstração foi utilizado um telemóvel Sony Ericsson T68i, um terminal que utiliza a tecnologia Wireless Bluetooth além de ser compatível com GPRS, ao qual foi acoplada uma câmara digital para tirar algumas fotos que depois foram enviadas por MMS.
|